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MTR Transportes automatiza processos com solução para emissão de Conhecimento de Transporte eletrônico da G2KA

Publicado em 30/07/2013

Empresa optou por implantar tecnologia antes da obrigatoriedade fiscal entrar em vigor

 

Assim como aconteceu com a Nota Fiscal eletrônica, o governo está implementando o Conhecimento de Transporte eletrônico em substituição ao documento fiscal de transporte de cargas em papel. O documento de existência exclusivamente digital deverá substituir os blocos de papeis e as várias vias do documento que precisavam acompanhar a carga, agilizando as paradas nos postos fiscais e facilitando a vida dos transportadores.

Ao longo de 2013 as empresas do ramo do transporte terão que se adaptar a nova obrigatoriedade e passar a emitir a documentação eletrônica. A obrigatoriedade já está valendo para os modais ferroviário, dutoviário, aéreo e aquaviário.  Em 1º de agosto a obrigatoriedade passa valer para os contribuintes do modal rodoviário com tributação normal (não optantes do simples nacional).

A MTR Transportes, empresa com 30 anos de experiência no segmento de transporte de cargas fracionadas,optou por implantar uma solução tecnológica, de alta performance, para garantir a eficiência na emissão de seus conhecimentos de transportes, antes mesmo do início da obrigatoriedade imposta pelo governo.

Com uma frota superior a 500 veículos distribuídos em 12 filiais e 37 agências que atendem as regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, a empresa escolheu o sistema da G2KA, para fazer a automatização do novo processo. “Com um volume mensal acima de 80 mil CT-e precisávamos obter qualidade e agilidade nas informações emitidas, evitando falhas no processo de expedição e transtornos aos clientes.”, explica José Roberto Miesbach, gerente de TI da MTR.

Ele conta que no processo de emissão utilizado anteriormente não era realizada a validação do documento com a Secretaria da Fazenda e algumas atividades também não podiam ser automatizadas. No novo processo e com essas mudanças a atividade ficou mais rápida e segura.“Questões como a geração de um PDF ou XML e o envio do documento para cobrança foram automatizados e não tomam mais tempo do expedidor”, afirma Miesbach.

Toda a implementação da solução foi realizada em cerca de um mês e, de acordo com as necessidades da transportadora, algumas adequações foram realizadas.  A G2KA realizou a interligação de 17 casas expedidoras com a SEFAZ e integrou a solução ao TMS, sistema de gestão utilizadopelas transportadoras.

“Estamos mais seguros com relação às adequações legais, pois sabemos que a G2KA estará atenta e nos trará as atualizações necessárias, antes que estejamos sujeitos a qualquer penalidade. Este é um ponto que nos preocupava e hoje nos traz tranquilidade.”, completa Miesbach.