Multilog Multilog

Multi alemã de intralogística instala sede em Campinas

Publicado em 07/03/2013

Empresa investirá três milhões de euros e está contratando

 

A multinacional alemã viastore systems (assim mesmo, em minúsculas), uma das líderes mundiais em fornecimento de instalações turn-key de intralogística, ou seja, a logística que ocorre dentro das empresas nos setores industrial e comercial, está se instalando no Brasil, com sede em Campinas. 

A empresa projeta investimentos de três milhões de euros em contratação e treinamento de pessoal nos próximos dois anos. A expectativa é de que os primeiros projetos sejam iniciados em 2013. 

A viastore systems é uma empresa de engenharia integradora de soluções com foco na operação dos armazéns dentro das empresas para abastecimento da linha de produção e para abastecimento do mercado. 

Contratações 

O presidente da viastore systems Brasil, Paulo Franceschini, disse que a empresa iniciou o processo startup contratando os primeiros executivos. "A viastore é uma integradora de soluções. Ela entende a necessidade do cliente e desenvolve a melhor solução específica para aquela realidade do cliente independente de quantos sistemas ou soluções ou parcerias a gente tenha que prover para esse cliente", diz. 

"Dentro desse contexto e como uma empresa de engenharia nós temos a necessidade de termos mão de obra com pessoas bastante qualificadas, então todos os nossos funcionários são engenheiros", explica. 

Paulo Franceschini disse que a entrada da empresa no Brasil está sendo estratégica de internacionalização da viastore. O projeto consiste em atender toda a demanda do mercado brasileiro e posteriormente avançar para toda a América Latina. 

"Os países do BRIC são a nossa prioridade no processo de internacionalização. Abrimos primeiro na Rússia, depois na China e agora chegamos ao Brasil. A marca também está presente nos EUA, França, Espanha, Holanda e República Checa, além da Alemanha que é a nossa sede e maior operação. Temos muitos clientes globais espalhados por todo o continente e a tendência é de que passemos a atende-los por aqui também", afirma. 

Escolha estratégica 

A escolha da sede em Campinas também foi estratégica, pois geograficamente estaria mais próxima de seus clientes internacionais basicamente alemães que operam no Brasil com forte atuação e presença na cidade de Campinas. 

Além disso, a infraestrutura logística da região com as melhores estradas do País, a expansão do aeroporto Internacional de Viracopos, a implantação do Trem de Alta Velocidade ligando São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. 

De acordo com Franceschini, os objetivos da companhia para o país são medidos a médio e longo prazo. 

"Nossas expectativas são grandes, pois acreditamos que o Brasil está em um momento bastante positivo e que a maioria da indústria irá demandar por soluções de redução de custos operacionais na Logística, de forma que estas operações tenham maior eficiência. É exatamente aí que a viastore consegue agregar valor, oferecendo soluções eficientes, eficazes e que tenham um pay-back bastante aceitável", diz. 

Capacitação técnica 

A estratégia inicial adotada pela companhia foi de capacitar tecnicamente o time de executivos contratados em termos de produtos e serviços, etapa iniciada em janeiro de 2012. 

"Num primeiro momento, antes mesmo de definir o local do nosso escritório no Brasil, buscamos capacitar nossos executivos com treinamentos intensivos realizados na Alemanha que duraram mais de 60 dias", explica o executivo. 

Atualmente, a produção dos equipamentos da viastore está locada toda na Alemanha, com previsão para início de produção na China em 2013. "Iremos analisar no futuro a instalação de uma unidade fabril no Brasil, mas isso vai depender do volume de negócios no país e na América Latina, uma vez que iremos atender a demanda em todo o continente", conta. "Um fator importante a ser considerado são as diversas vantagens fiscais e financeiras que se obtêm quando se produz equipamentos no Brasil", completa.

 

Fonte: Milton Paes - DCI