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Operação logística do Zenfone 2 permite entrega em 24 horas após a fabricação

Publicado em 26/11/2015

Mais de 100 mil smartphones foram recebidos, separados e expedidos pelo CD da Columbia, em Cotia, nos primeiros 60 dias de vendas no País

O smartphone mais inovador de 2015 sai da linha de montagem pela manhã e no dia seguinte é entregue na casa do cliente, que fez sua compra pela internet. Esse atendimento de primeiro mundo já acontece no Brasil, graças a uma operação logística complexa e muito eficiente.

O Zenfone 2, novo smartphone da ASUS, é um sucesso de vendas. Lançado em 20 de agosto, teve mais de 100 mil unidades comercializadas nos primeiros 60 dias, no Brasil, segundo o fabricante.

Conhecido como “matador de tops de linha”, o aparelho tem a melhor relação custo-benefício do mercado, entregando funcionalidades de tops de linha, com um preço extremamente competitivo.

Também é imbatível pela memória RAM (4 GB), pela tela de 5,5 polegadas, com resolução de 1080p, e pela câmera traseira de 13 megapixels. Além disso, a câmera dianteira de 5 megapixels, com lente grande angular, que permite fazer selfies com um quadro mais amplo. O aparelho ainda conta com exclusivo modo de captura de fotos com pouca luz.

Todo esse conjunto de inovações levou ao sucesso instantâneo do Zenfone 2. Para entregar essas milhares de unidades no dia seguinte em que são produzidas, em boa parte dos pedidos, o operador logístico Columbia montou um processo igualmente “matador” em seu centro de distribuição de 10 mil m², localizado nas imediações do Rodoanel de São Paulo, facilitando o acesso às vias de distribuição.

“Os produtos que saem da linha de montagem pela manhã são recebidos, processados e expedidos aos clientes finais no mesmo dia. Com a redução do tempo de entrega, aumentamos a satisfação dos clientes da ASUS, além de deixar o ‘fluxo de caixa’ da operação mais justo, uma vez que esses itens são vendidos assim que produzidos”, explica o gerente de Negócios da Columbia, João Lordêllo.

Para chegar a esse nível de agilidade, o operador logístico tem de cumprir metas muito exigentes de precisão dos estoques, separações e entregas dos produtos. “Evitar erros no atendimento de milhares de pedidos é uma tarefa difícil e fundamental para o sucesso das vendas online, principalmente, quando se trata de itens de alta tecnologia e valor agregado”, afirma Lordêllo.

A operação logística começa com um detalhado planejamento do ritmo de produção e recebimento dos produtos no CD da Columbia. O processamento de dados e as atividades administrativas são antecipadas. Também foi necessário ajustar e integrar os sistemas informatizados da ASUS e da operadora logística, para reduzir o tempo de atendimento de cada pedido. Processos foram redesenhados para melhorar o desempenho operacional. A equipe de funcionários da Columbia recebeu treinamento especializado para a atividade com o produto eletrônico de alto valor agregado.

“Preparamos as pessoas, os processos e os sistemas para atender especialmente às necessidades e características dessa operação. Procuramos entender profundamente o negócio dos nossos clientes e as necessidades específicas de cada um, para ajustar as operações às demandas e garantir o melhor atendimento”, relata o gerente da Columbia.