Multilog Multilog

RGE e DHL firmam parceria de logística

Publicado em 22/01/2013

Acordo prevê implantação de um centro de distribuição logística


A RGE - empresa do grupo CPFL Energia, que atende a 262 municípios no norte, nordeste, noroeste do Rio Grande do Sul - e a DHL Supply Chain - líder global no setor de logística - inauguraram, no último dia 17, o centro de distribuição logística da DHL em Caxias do Sul, a primeira operação da empresa no estado do Rio Grande do Sul.  

De acordo com o Diretor Presidente da RGE, Luís Henrique Ferreira Pinto, a operação permitirá à RGE ampliar o atendimento à demanda gerada pelo crescimento de seus clientes, que chegaram ao total de 1,35 milhões em 2012, superior em 3% ao total de 2011. “Esse aumento se reflete diretamente em uma maior demanda por obras e transporte de materiais”, explica. “Caxias é a segunda maior cidade que mais cresce no Brasil nas operações do grupo CPFL. Tenho certeza de que esta parceria será um case de sucesso, pois iremos aprimorar a qualidade e a agilidade no atendimento aos nossos clientes”, complementa o presidente.  
 
Segundo o diretor de operações da DHL Supply Chain, Nelson Filippe, a parceria também provê à RGE uma padronização no escopo de fornecedores, já que a DHL é o mesmo provedor de serviços de logística de todas as oito distribuidoras do grupo CPFL, trazendo eficiência operacional e ganhos de escala. “Já são dez anos de parceria e isso significa que chegamos na maturidade do nosso relacionamento. Crescer para atender à demanda do parceiro, na nossa visão, é obrigatório”, ressalta. “Com esta parceria e operação, queremos ser benchmark e referência para a região”, vislumbra Filippe.
 
Para o vice-presidente administrativo do Grupo CPFL Energia, Marcos Chaves, a RGE tem apresentado resultados superiores, aliados a indicadores diferenciados de qualidade percebida pelos consumidores residenciais e industriais. “Nossa ênfase tem sido dar melhor serviço. A RGE está sempre entre as primeiras empresas do grupo, no binômio eficiência e sustentabilidade. A escolha da DHL foi definida pela parceria de sucesso desenvolvida há anos em outras operações do grupo”, enfatiza Chaves.
 
O prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, reiterou o incentivo aos empreendedores na cidade e a investimentos locais. Também reforçou a importância do homem do campo, que representa 5% da população, mas que contribui para que Caxias seja a maior produtora agrícola dehortifrutigrangeiros no Rio Grande do Sul. “Caxias prima pelo empreendedorismo. O poder público é receptivo às parcerias para investimentos na cidade.
 
Com a nova unidade em Caxias do Sul, em uma planta logística de 6.500 m²,no bairro Desvio Rizzo, a capacidade de armazenagem será ampliada em 20%. O investimento irá atender ao crescimento de volumes de materiais utilizados para a manutenção e ampliação da rede elétrica atendida pela RGE, responsável pelo atendimento de 51% dos municípios do Rio Grande do Sul. “A CPFL compra todo o material necessário e ele é entregue nos centros de distribuição da DHL. Esse material fica armazenado e quando há uma solicitação, fazemos a separação e a entrega até o ponto em que foi solicitado”, explica o executivo. 
 
A iniciativa está também alinhada com a política da CPFL Energia, de valorizar a economia local. “Tivemos iniciativas anteriores como a própria transferência de sede da RGE para Caxias do Sul, maior cidade localizada na área de concessão da empresa, ou a instalação de uma unidade de fabricação de postes de concreto, a Matra, em Passo Fundo, e à chegada da empresa Toledo, responsável pela logística reversa da concessionária”, salienta o Presidente Luis Henrique Ferreira Pinto.
 
A nova parceria, na prática, encurtou as distâncias dentro da área de concessão da RGE, com o centro de distribuição mais próximo às Estações Avançadas em municípios do norte e noroeste do Estado como Passo Fundo, Erechim, Santo Angelo, Cruz Alta e Gravataí.