Assinatura Premium Assinatura Premium

Simulefrete lança função de gerenciamento para operações de inbound de cargas

Publicado em 24/01/2022

Módulo “Requisições” dá aos embarcadores controle total dos processos de mercadorias que retornam ou que são direcionadas para os CDs, facilitando o processo de logística reversa


Foto: Divulgação

Diante da necessidade de controlar e centralizar todos os processos de logística reversa nos centros de distribuição – e suas respectivas solicitações de transporte – a Simulefrete lançou o módulo “Requisições”. Por meio da solução, os embarcadores podem ter controle total de todos os processos de mercadorias que retornam ou são direcionados para os CDs, de origens fora dos domínios da empresa.

Isso inclui entradas de mercadorias em logística reversa, coletas em fornecedores, notas fiscais de entrada de importação, retirada de mercadoria em portos, aeroportos e armazéns gerais, entre outras.

Segundo Sergio Sanchez, cofundador da Simulefrete e especialista com mais de 30 anos de experiência na logística brasileira, a questão da logística reversa e controle das operações de inbound nas empresas ainda apresentam oportunidade de melhoria. “Como esses processos iniciam fora dos domínios das empresas, e acontecem simultaneamente em diferentes locais, em alguns casos, os produtos chegam no Centro de Distribuição sem que o embarcador tenha a visibilidade de quem autorizou aquela operação”, relata.

“A solução [lançada pela Simulefrete] funciona como um portal que engaja e integra os transportadores, trazendo maior visibilidade das operações; além disso, provisiona os custos de frete no seu fato gerador, controla os prazos de retorno e entrega dos produtos e evita problemas comerciais futuros que possam prejudicar a operação logística.” – Sergio Sanchez, cofundador da Simulefrete.

Outra característica importante do módulo “Requisições” é que ele pode ser implantado de forma a complementar soluções que os embarcadores já utilizem nos seus controles logísticos de outbound.

GOVERNANÇA DO FRETE

Além de proporcionar essa agilidade no controle de retornos de mercadorias para o embarcador, nos últimos meses, a Simulefrete disponibilizou a função pronta para o last mile e inovou quando apresentou tecnologia inédita para colocar em prática no mercado, o compartilhamento de cargas entre embarcadores com similaridades de cargas.

Além destes diferenciais, a tecnologia oferece governança e gestão de fretes e possibilita o acesso ao panorama geral de todas as entregas, desempenho, faturamento e conciliação financeira em tempo real. Na prática, oferece desde a escolha do transportador, tipo de modal para cada operação ou mercadoria e acompanhamento do pedido em tempo real, até a entrega, status de toda a operação, se as entregas estão dentro do prazo, avaliação de desempenho do transportador, sem a necessidade de esperar finalizar o mês.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

As 10 barreiras da logística reversa
Superando os obstáculos para criar um diferencial competitivo nas empresas