Segundo dados da Overhaul, o roubo de carga continua sendo um dos principais problemas do setor de transportes no Brasil. De janeiro a março de 2024, foram registradas 3,6 mil ocorrências no país. Ou seja, em média, foram 1,2 mil por mês. Destas, em 94% há relatos de violência.
De acordo com o relatório “Roubo de Cargas”, desenvolvido pela nstech, as áreas urbanas são responsáveis por 31,8% dos prejuízos, seguidas pela BR-116, que concentra 12,3% das ocorrências. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2024.
A EXPANSÃO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Com o aumento dos roubos, empresas que oferecem soluções tecnológicas para prevenir esses crimes estão crescendo, como a startup paulista T4S Tecnologia. O faturamento da empresa no ano passado foi de R$ 59 milhões e a expectativa é encerrar 2024 com faturamento de R$ 84 milhões.
A companhia desenvolveu o Imobilizador T4S, uma tecnologia que dificulta a ação rápida das quadrilhas, criando obstáculos para a desativação do sistema. “Como o fator tempo é a chave do sucesso para as quadrilhas, uma vez que precisam sair do local do crime em poucos minutos e em poder do veículo, O Imobilizador T4S dificulta essa rapidez ao criar uma série de dificuldades a quem tentar desativá-lo”, explicou o diretor da T4S Tecnologia, Luiz Henrique Nascimento.
Dessa forma, o risco para o bandido e a tendência de abandono do veículo e motorista com a carga intacta aumentam. Segundo a empresa, o imobilizador imobiliza o veículo na hora em que o ladrão tenta efetuar o roubo com um “jammer”, conhecido popularmente como “chupa-cabra”.
A T4S também oferece serviços para evitar o roubo de cargas nas estradas, como o “Choque Elétrico Anti-Invasão”. No caso de tentativa de roubo da carga com rompimento ou perfuração do baú, o criminoso recebe um choque de alto impacto de 20 mil volts, porém não letal.
Por meio de sensores espalhados nos painéis que revestem todas as faces do baú dos caminhões, qualquer tentativa de perfuração ou corte dispara um alerta para uma central de atendimento, além de uma sirene e um choque elétrico.
De acordo com a startup, não oferece risco aos motoristas. “É como uma cerca elétrica em um condomínio ou casa: o risco é zero de choque caso não tente invadir o espaço. A tecnologia do imobilizador já foi patenteada em outros países, como Estados Unidos, México e Rússia”, disse a companhia em comunicado.
Além do Choque Elétrico Anti-Invasão, a empresa oferece outras soluções, como o Anjos da Carga. Conforme a companhia, a solução possui câmeras com Inteligência Artificial de 360 graus que ficam no topo do caminhão e conseguem detectar armas, pessoas por meio do reconhecimento facial e movimentos suspeitos. Entre os principais clientes do T4S estão FedEx, DHL, Amazon, JSL e P&G.