Sorters com desviadores podem potencializar operações de Black Friday, diz especialista

Murilo Namura, da Pitney Bowes, destacou que a ferramenta otimiza processos de triagem de encomendas utilizando tecnologia avançada

Publicado em 25/10/2024 — por Redação
Sorters com desviadores podem potencializar operações de Black Friday, diz especialista
Segundo especialista, solução pode ser o diferencial durante a Black Friday (Foto: Divulgação)

Uma pesquisa da empresa de tecnologia Wake, em parceria com a Opinion Box, mostrou que 66% dos consumidores no Brasil pretendem comprar algo na Black Friday 2024. Diante disso, empresas de e-commerce e operadores logísticos precisam lidar com o aumento significativo de encomendas de forma eficiente, mantendo os prazos de entrega e a qualidade do serviço.

Um dos principais aliados para enfrentar esse pico sazonal de demanda são sistemas automatizados que melhoram e otimizam a produtividade. Segundo Murilo Namura, Head Of Sales da Área de Equipamentos da Pitney Bowes, especializada em soluções de logística, envio de documentos, encomendas e pacotes, sorters com desviadores podem ser o diferencial durante o período.

“Sorters são sistemas de classificação automatizada que identificam e separam mercadorias de acordo com destinos ou categorias predefinidas, garantindo que cada item seja enviado para o local correto”, observou. “Quando equipados com desviadores, os sorters tornam-se ainda mais versáteis, permitindo que cada item seja direcionado de forma eficiente por rotas diferentes ao longo da linha de processamento, de acordo com a necessidade da operação.”

Esses equipamentos reduzem o lead time, erros manuais, organizam as encomendas por tipo e necessidade e são despachados de forma correta, reduzindo o número de frota, protegem a receita e reduzem custos operacionais, como frota e erros de envio.

Conforme o especialista, esses sistemas são configurados para trabalhar com diferentes tipos de pacotes, tamanhos e formas, o que os torna ideais para as operações logísticas dinâmicas e variadas, típicas do comércio online. Ainda, a empresa consegue minimizar falhas humanas durante a operação e atuar de forma simultânea e constante.

Namura ressaltou também que esse tipo de solução se torna estratégica para épocas de pico de demanda, como a Black Friday. “Quando falamos de benefícios, encontramos vantagens importantes que vão além de agilidade e precisão no processo de separação”, disse, pontuando o aumento de eficiência na operação, a redução de custos e expansão da capacidade de processar encomendas sem a necessidade de expansões físicas dos centros logísticos. “Como exemplo, temos o Grupo Soma, que adotou o equipamento OneShip Slim Sorter, no modelo ZigZag e reduziu o fechamento da Black Friday de 72h para apenas 24h.”