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TCP inicia atendimento direto de exportação à África

Publicado em 30/07/2015

A estimativa é que o Terminal embarque 600 contêineres por semana, diminuindo a cadeia logística para exportadores com negócios na região Sul e Oeste do continente

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) passa a receber, a partir de agosto, navios com rota para o Oeste e Sul da África. Com o novo serviço, o Terminal oferece atendimento pleno para clientes que têm negócios naquelas regiões, com embarques e desembarque semanais.

Se antes o Terminal operava apenas no transbordo de cargas, agora oferece atendimento direto, gerando comodidade ao cliente. “Nós estamos ampliando a possibilidade do cliente em utilizar os portos de origem e destino, sem precisar descarregar a carga em outro local que não seja o seu destino final”, explica o diretor superintendente da TCP, empresa que administra o Terminal, Juarez Moraes e Silva.

Outro fator positivo do novo serviço é a economia gerada para exportadores
 que utilizam a rota para negócios de exportação, principalmente, de commodities, como frango congelado, fubá e açúcar. “Os clientes com origem no Paraná ou na região de influência do Terminal precisavam encaminhar suas cargas para o Estado vizinho. Com o atendimento direto em Paranaguá, o cliente reduz a cadeia logística e o custo operacional, economizando no frete rodoviário e reduzindo o custo total da carga”, enfatiza Silva.

O novo serviço também diminui o tempo de espera para que os exportadores possam despachar as suas cargas, com escalas semanais em Paranaguá. “Antes, o navio fazia escalas quinzenais no porto vizinho. Agora, o exportador conseguirá fazer a venda semanalmente, reduzindo o custo de armazenagem e melhorando o seu fluxo financeiro”, analisa Silva.

A estimativa é a de que o Terminal tenha um volume de 600 contêineres por semana. “O armador que usava o serviço indireto se torna mais competitivo, oferecendo ao cliente a opção do embarque direto, com redução no custo. Outro diferencial é que o novo serviço, além de atender o Oeste da África, passa a atender a região Sul do continente, o que antes não acontecia”, completa Silva.

O serviço contará com a participação dos armadores CMA CGM, NileDutch e Hamburg Süd, e escalará os seguintes portos africanos: Durban, Port Elizabeth, Cape Town, Luanda e Pointe Noire.