LogTalk LogTalk

Tegma tem alta de 8% na receita liquida, mas queda na comparação com 2019

Publicado em 11/03/2021

Crise nos volumes na logística automotiva impactou negativamente os negócios, mesmo assim a receita liquida cresceu ao fim de 2020

 

Os desafios impostos pela economia fragilizada trouxeram impactos gerais. Apesar de os números registrarem a melhoria dos resultados da receita liquida da Tegma no último trimestre de 2020, a companhia registrou redução de 17,3% na comparação com o mesmo período de 2019.
Segundo o demonstrativo divulgado pela empresa, os resultados foram impactados pela crise dos volumes na logística automotiva.

 

“A queda na quantidade de veículos transportados no 4º trimestre de 2020 – 185.800 unidades– foi preponderante no desempenho da receita. Apesar da recuperação no segundo semestre do ano versus o primeiro, a quantidade de veículos transportados em 2020 – 560.900 – ainda representa uma queda de 31,7% na comparação anual e um market share de 25,7% sobre as vendas nacionais”, destacou a companhia.

 

Resultados positivos

Por outro lado, o desempenho da Divisão de Logística Integrada contribuiu positivamente para a companhia. Pelo fato de atuar para setores que foram beneficiados em meio à pandemia, como cuidados pessoais e domésticos, eletrodomésticos e e-commerce, a divisão reportou uma elevação de 5,9% da receita líquida em 2020 versus 2019, com um incremento das margens Ebitda ajustada de 4,9 p.p.
Todo esse contexto resultou em um lucro líquido no quarto trimestre de 2020 de R$ 28,8 milhões, o que corresponde a uma redução de 33,8% em relação ao mesmo período de 2019. Já o lucro líquido do ano de 2020 foi de R$ 73,6 milhões, uma queda de 62,0%, principalmente por conta de um evento não recorrente positivo em 2019 que impactou positivamente o lucro líquido daquele ano em R$ 55,3 milhões.

 

Modelo de negócio

Nos comentários da administração que acompanham a apresentação dos resultados a empresa conclui que a pandemia possibilitou reafirmar a adequação do modelo de negócio adotado, que tem como base a relação de benefício mútuo entre a Tegma e seus clientes.


“Ao longo do ano, tivemos negociações saudáveis, que permitiram a continuidade da alta performance operacional dos nossos negócios, aliada a condições comerciais que atendem os níveis adequados de remuneração do capital dos acionistas”, assinala o documento.


Um exemplo da pertinência desse modelo de negócio foi o reconhecimento recebido pela Tegma de empresas de atuação mundial por meio de premiações que a colocaram como referência internacional em tecnologia e inovação – de acordo com a GM – e excelência operacional – prêmio concedido pela Electrolux.