LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Terminal de Contêineres de Paranaguá é autorizado a receber os maiores navios full contêineres da América Latina

Publicado em 15/01/2013

Embarcações com 368 metros de comprimento e 51 de largura agora já podem operar no TCP


O Terminal de Contêineres de Paranaguá é agora o primeiro terminal da América do Sul a receber navios com dimensões tão grandes quanto 368 metros de comprimento e 51 metros de largura. A Capitania dos Portos concedeu permissão de acesso irrestrito ao TCP, o que faz com que o terminal passe a movimentar os maiores navios full contêineres já autorizados para operarem na Costa da América Latina. Para efeito de comparação, esse é o mesmo tamanho dos navios que navegam pelo Canal do Panamá.

A autorização foi concedida pela Capitania dos Portos no final do ano passado, permitindo que já em dezembro o terminal recebesse o primeiro dos gigantes que navegarão por ali constantemente. Tratava-se do MSC Altamira, com 300 metros de comprimento e 48,2 metros de largura, até agora o maior navio full contêineres a operar em Paranaguá.

Antes de ser autorizado a receber os navios full contêineres, o TCP já havia recebido permissão para operações noturnas. Aliada à autorização para os navios full contêineres, essa é mais uma permissão que agrega ganhos de produtividade e competitividade para o TCP, armadores, exportadores e importadores.

Segundo Luiz Antônio Alves, CEO do Terminal de Contêineres de Paranaguá, as novas dimensões determinadas propiciam que os clientes reduzam seus custos ao trazerem navios ainda maiores. “Essa é mais uma conquista obtida pelo TCP que está investindo fortemente com o objetivo de atingir o nível de excelência dos melhores portos do mundo”, complementa Alves.