Logística do Futuro: TIM impulsiona inovação no Brasil Terminal Portuário com rede 5G privativa

Em entrevista exclusiva à MundoLogística, o diretor Corporate Solutions da TIM trouxe insights sobre a conectividade no setor logístico

Publicado em 05/10/2024 — por Camila Lucio
Logística do Futuro: TIM impulsiona inovação no Brasil Terminal Portuário com rede 5G privativa
Paulo Humberto Gouvea, diretor de Corporate Solutions da TIM (Foto: Divulgação)

Durante o evento Logística do Futuro, Paulo Humberto Gouvea, diretor de Corporate Solutions da TIM, apresentou um panorama da conectividade no Brasil e destacou como as redes privativas de 5G estão revolucionando a logística no país.

Em entrevista exclusiva à MundoLogística, Gouvea trouxe insights sobre a crescente digitalização do setor logístico e apresentou um case de sucesso em parceria com a Brasil Terminal Portuário (BTP), no Porto de Santos.

Quando questionado sobre o impacto das redes privativas na inovação logística, Paulo Humberto foi categórico. "Estamos vendo uma grande transformação digital da indústria brasileira e a conectividade habilita essa transformação em vários segmentos, entre eles a logística". 

Ele destacou que as redes privativas estão permitindo que operações críticas e de larga escala funcionem com altíssima disponibilidade, latência extremamente baixa e velocidade de conexão.

CASE DE SUCESSO: BRASIL TERMINAL PORTUÁRIO (BTP)

Durante o evento, Gouvea apresentou um case que exemplifica a transformação proporcionada pelo 5G no setor portuário. A parceria com a Brasil Terminal Portuário (BTP) envolveu a modernização da infraestrutura de conectividade do terminal, localizado no Porto de Santos, que cobre uma área de 430 mil m². Antes da intervenção, a BTP utilizava mais de 60 antenas para manter a operação conectada.

De acordo com o executivo, foram substituídas 60 antenas por oito antenas 5G, que agora suportam a operação do terminal de forma mais eficiente e com baixíssima latência. A TIM implementou uma rede privativa de alta disponibilidade no terminal, capaz de manter a operação funcionando mesmo em situações de falha no ambiente externo.

Confira na íntegra: