Terminal reformulado aumentará a capacidade de operação em até três vezes
Neste mês, a TNT, inaugura seu primeiro sorter no Brasil, na cidade de São Paulo. O terminal, de cerca de 14 mil m2, foi totalmente reformulado e equipado com tecnologia de ponta, que aumentará em mais de 50% a agilidade no processo de carga e descarga de mercadorias.
Um processo de descarga e separação de carga que demorava de quatro a oito horas passa a ser feito em 40 minutos, permitindo que a capacidade de operação da empresa cresça até três vezes. Isso significa que a TNT irá processar até 5.500 volumes por hora.
"O lançamento do sorter de São Paulo está atrelado à estratégia da empresa em investir em tecnologia, uma das prioridades da TNT para este ano. Com isso, vamos agilizar nossos processos e garantir mais segurança, agilidade e rapidez para nossos clientes", explica Ricardo Gelain, diretor de vendas e marketing da empresa.
Além do sorter de São Paulo, também já está em fase de teste o sorter de Campinas, outra importante região para a TNT, que recebe e direciona uma grande quantidade de carga todos os dias. Outras localidades também estão em estudo para futuras instalações de terminais automatizados.
Tecnologias
A implantação do sorter é a última etapa do processo de automação dos terminais, iniciado em 2009, por meio de um estudo. Foram criadas etiquetas com códigos de barras, que são lidas por scanners; implantadas esteiras e balanças automáticas no terminal; e, por fim, a atualização do sistema utilizado em toda a empresa.
"Devido a nossa experiência internacional, sabemos que investir em tecnologia é o primeiro passo para atingir um alto nível de gerenciamento das operações, ou seja, gerir todo o fluxo de informações", afirma Gelain.