Assinatura Premium Assinatura Premium

TOP Open Corps 2022: Wilson Sons, Tegma e DHL lideram em inovação aberta no setor

Publicado em 20/10/2022

No período avaliado, as 10 primeiras colocadas dos segmentos de Transporte e Logística foram responsáveis por 47% dos relacionamentos e parcerias com startups

Por Aclizio Valério, com informações de Assessoria de Imprensa


Foto: Divulgação

A 100 Open Startups divulgou nesta semana o Ranking TOP Open Corps 2022 para reconhecer e premiar as companhias que mais praticaram inovação aberta em 2021. No setor de Transporte e Logística, a lista foi liderada por Wilson Sons, Tegma e DHL, respectivamente.

O restante do Top 10 do segmento foi composto, nesta ordem, por VLI Logística, MRS Logística S.A., Rumo Logística, Log-In Logística Intermodal, Sada, RTE Rodonaves e Loggi. Ao todo, as dez empresas são responsáveis por 47% dos relacionamentos com empresas jovens e inovadoras.

A lista também trouxe a informação de que 50 empresas começaram relações de open innovation no último ano. Com isso, o número total de open corps subiu para 180, o que corresponde a 5% de todas as empresas que fazem inovação aberta com startups no país.

No total, as corporações do setor de Transporte e Logística construíram 441 relacionamentos de negócios com 223 startups no último ano, um crescimento de 57% em relação a 2021. Esses 441 vínculos de negócio geraram transação direta de aproximadamente R$ 95 milhões – contra R$ 58 milhões no ano anterior.

As maiores relações das empresas de Transporte e Logística foram com startups ProductivityTechs (24%), IndTechs com (23%) e LogTechs (23%). Os dados também mostraram que, de 6.438 dessas instituições que buscaram esses vínculos, 4.449 foram por open innovations. No total, foram 42.588 relacionamentos desse caráter entre corporações e startups, um aumento de mais de 61% em relação aos dados divulgados em 2021.

Referência para o mercado, a lista da 100 Open Startups é considerada o maior ranking corporativo da América Latina. Os dados são usando como critério e base para os relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups.