LogTalk LogTalk

Total Express reforça investimentos para operar encomendas internacionais

Publicado em 12/01/2024

Com o “Total Internacional”, a empresa tem capacidade para movimentar mais de 30 milhões de encomendas de importação por ano; iniciativa visa atender nova legislação do Programa Remessa Conforme

Por Redação

Total Express reforça investimentos para operar encomendas internacionais
 A companhia está negociando novos espaços e pretende expandir as operações para outros aeroportos no Brasil (Foto: Divulgação)

A Total Express anunciou que segue investindo na expansão das operações, incluindo os serviços de operação para encomendas de mercadorias internacionais. Por meio do Total Internacional, setor responsável por todo processo de desembaraço e entrega de aquisições no exterior. A empresa está se preparando para o grande volume que virá dada a nova legislação sobre o Programa Remessa Conforme.

Entre os investimentos, está a capacidade de processar os serviços de desembaraço aduaneiro e entrega de mercadorias internacionais, tanto para empresas, independente do porte, quanto de consumidor para consumidor. Para otimizar a operação, a empresa tem investido tanto na gestão do sistema desse tipo de operação quanto na ampliação de infraestrutura.

Além da possibilidade de aumentar a capacidade no Aeroporto Internacional de Guarulhos, a companhia está negociando novos espaços, estrategicamente localizados, e pretende expandir as operações para outros aeroportos no Brasil e no exterior.

“A Total Express está pronta para ampliar sua oferta de soluções logísticas para além das fronteiras do País. Com a ampla malha de cobertura que temos, somos a única transportadora com capacidade de fazer a nacionalização da carga e entregar para todo o Brasil dentro de uma mesma operação, com altíssimo nível de rastreamento e preço mais competitivo, resultando em um processo mais seguro e eficaz”, destacou Fernando de Azevedo, gerente de Produtos da Total Express.

OPERAÇÕES INTERNACIONAIS

O hábito do brasileiro em fazer compras pela internet em plataformas no exterior tem crescido exponencialmente no Brasil. Segundo dados do Webshoppers 47, relatório realizado pela NielsenIQ Ebit, o número de usuários que compram em sites internacionais foi de 58%, em 2019, para 68%, em 2021, e atingiu cerca de 72%, em 2022. Nesse mesmo ano, de acordo com informações da Receita Federal, o volume de pacotes vindos do exterior chegou a 200 milhões.

O tema também entrou na agenda do Governo Federal. Desde 1º de agosto, compras em sites internacionais de até U$ 50 passaram a ter alíquota reduzida a 0%, mas apenas para as empresas que atenderem o plano de conformidade da Receita Federal, chamado Programa Remessa Conforme, e estiverem em dia com suas obrigações tributárias - as que não cumprirem tais obrigações continuarão sendo taxadas.

Entre as condições do programa, o vendedor tem a obrigação de informar ao consumidor dados dos produtos, remetente e destinatário, além do valor total da mercadoria, incluindo os tributos federais e estaduais de forma discriminada. Vale destacar que, para compras acima desse valor, segue em vigor a tributação de 60% do imposto de importação.

“A iniciativa é importante tanto para dar ao consumidor mais clareza nas condições envolvidas na hora da compra e possibilidades de escolhas de como deseja receber o produto, quanto para o setor logístico ao incentivar uma competitividade sadia por mais qualidade nos serviços oferecidos”, complementou Azevedo.