LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Transportadora Americana participa de implantação de novo sistema de rastreamento nas estradas

Publicado em 27/09/2013

Um novo sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias, denominado Brasil ID, coordenado pelo Encat (Encontro Nacional dos Administradores Tributários Estaduais) começa a ser adotado nas rodovias do país neste final de setembro. Em fase piloto, o sistema tem por objetivo agilizar os procedimentos dos postos fiscais, por meio de uma ferramenta que permita a leitura automática das cargas e documentação fiscal. Com o novo sistema, todo o rastreamento das cargas transportadoras pelos caminhões nas rodovias passa a ser feito por radiofreqüência.

A Transportadora Americana é uma das três empresas envolvidas nessa primeira etapa, de adequação do sistema. No caso da TA, as filiais de Belo Horizonte (MG), São Paulo e Campinas (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) receberam instalações dos sistemas correspondentes às antenas instaladas pelo Brasil ID nas divisas dos respectivos Estados. "Com os procedimentos  integrados,  cada caminhão terá em seu vidro dianteiro uma TAG (semelhante à adotada pelo Sem Parar) que compreenderá as informações do Manifesto Eletrônico daquele veículo. Essas informações corresponderão aos dados já recebidos eletronicamente pelos postos fiscais, facilitando a conferência das cargas e documentos", explica Dalton Vecchini, gerente de Sistemas da TA. "Isso acarretará uma gama de benefícios para a TA em termos logísticos, com redução do lead-time de entrega, ganho de tempo nos trajetos e nas paradas em posto fiscal, além de melhoria em todos os processos internos e maior  integridade e seguranç a para a carga", acrescenta Dalton.

Com o sistema operando, os caminhões poderão ganhar em agilidade e os postos fiscais, que hoje fazem a conferência de forma manual,  terão garantia do rastreamento, sem precisar de tantas etapas burocráticas e tempo. Além da agilidade, o novo sistema também terá melhorias quanto ao controle do fisco e na redução do chamado custo Brasil.