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TUPs de São Paulo, Pará, Paraná e Amazonas receberão R$ 10,5 bi em investimentos privados

Publicado em 30/06/2022

Anúncio foi feito pelo Ministério da Infraestrutura no início desta semana; segundo ministro da pasta, os TUPs servem como referência positiva de modernização para os portos organizados

Por Redação


Foto: Divulgação

O Ministério da Infraestrutura anunciou nesta semana o investimento privado de R$ 10,47 bilhões em seis terminais de uso privado (TUPs) de quatro estados brasileiros. Os terminais ficam localizados nos portos de Ponta de Pedras (PA), Santos (SP), Santarém (PA), Manaus (AM) e Paranaguá (PR).

Com a assinatura do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e das empresas autorizadas, chega a 138 o número de contratos de TUP firmados pela pasta desde 2019. Segundo ele, os TUP são indutores de desenvolvimento e servem como referência positiva de modernização para os portos organizados.

“Os terminais de uso privado têm boas práticas e exemplos de gestão que devem ser seguidos. Os R? 10 bi de hoje vão tornar os portos mais modernos e produtivos, e quem ganha com isso é a cadeia logística, com mais competição e eficiência nas operações portuárias.” – Marcelo Sampaio, ministro da Infraestrutura.

A maioria dos acordos é para a construção de novos terminais, em áreas conhecidas como greenfields. Os empreendimentos vão ampliar a oferta de serviços e a capacidade de armazenamento de granéis sólidos líquidos e gasosos, cargas gerais e conteinerizadas, agregando maior competitividade ao comércio brasileiro no mercado internacional.

Além disso, serão novas alternativas para as cadeias logísticas, ampliando a competitividade, a concorrência e, potencialmente, a redução de custos operacionais. As empresas que assinaram contrato com Ministério da Infraestrutura são, Louis Dreyfus Company Brasil; Terminal Portuário Logístico (TPL), Empresa Brasileira de Terminais e Armazéns Gerais (EBT) (SP), Atem’s Distribuidora de Petróleo, Lajes Logística e Porto Guará Infraestrutura.

“Os portos deixaram de ser gargalos e viraram parte da solução de problemas do Brasil. Estamos entregando para o setor portuário uma logística eficiente, graças à legislação moderna que temos hoje e à confiança da iniciativa privada”, comentou o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mário Povia.