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Unlog sugere transformar estacionamentos ociosos em CDs urbanos

Publicado em 11/05/2020

Além de melhorar a logística durante a pandemia, a sugestão pode gerar receita os empresários do setor


Em tempos de Covid-19 e recomendações para se manter o distanciamento social, o número de compras, principalmente on-line, de diversos gêneros, saltou. Mas o que também tem aumentado é o tempo de entrega, devido à distância de origem dos produtos e o tempo na fila de entregas do last-mile. Pensando em alternativas para esse problema, a Unlog, especializada em reinventar a utilização de espaços ociosos nas grandes cidades, propõe uma análise sobre uma nova forma de utilização dos estacionamentos, transformando-os em pontos de apoio para a logística, ou seja, Centros de Distribuição (CD) urbanos, usando o modelo de Crossdock que favorece a viabilidade fiscal.

 

“Esse modelo agiliza muito o tempo de entrega, por permitir que o operador logístico consolide a carga em um caminhão maior, que fará o transbordo das mercadorias em um pátio bem localizado para veículos menores que já estarão mais perto do destino final.” - Michele Dim D'Ippolito, CEO e co-fundador da Unlog.

 

Além de solucionar gargalhos logísticos, a utilizações das vagas, de shoppings, aeroportos, rodoviárias e outros locais que tiveram queda de movimentação, contribuiria para amenizar as perdas financeiras dos seus gestores, gerando uma forma de renda alternativa durante a crise causada pela pandemia.


Outra alternativa é alocar armários inteligentes

D'Ippolito destaca ainda a opção de utilização de armários inteligentes. As opções são muito aderentes ao momento do segmento de estacionamentos, isso porque, se adotadas as metodologias e tecnologias certas de adequação, os espaços são de simples adaptação. Além disso, a possibilidade de renda para o operador de estacionamento é maior, já que os contratos de logística geram cerca de duas vezes mais receita por metro quadrado em relação à ocupação convencional com carros.

 

“ Os nossos Unpods podem ser inseridos  nesses espaços ociosos, e utilizados como pontos de retirada de mercadorias para consumidor final. Essa solução, além de evitar o contato humano (já que os dispositivos são autônomos), também evita aglomerações nos supermercados, uma vez que estão mais próximos das residências de cada família, visto que o próprio varejo tem dificuldades na entrega por compras de alimentos via internet.”

 


Tendência é que ociosidade dos estacionamentos aumente

O estudo Global Automotive Consumer Study: Future of Automotive Technologies mostra fatores agravantes do cenário de ociosidade dos estacionamentos. A pesquisa afirma que 62% dos jovens das gerações Y e Z que utilizam serviços de compartilhamento de automóveis acham dispensável a compra de um carro no futuro, sendo que somente 50% dos brasileiros questionam a necessidade de ter um veículo próprio. Isso acontece diante de um cenário com trânsito caótico nas cidades e maior demanda por uso de aplicativos para transporte individual de passageiros.

Com os decretos de fechamento do comércio em geral, existem cerca de 570 shoppings fechados ou com poucos clientes em sua estrutura, por causa da pandemia, os quais totalizam 1 milhão de vagas de estacionamento ociosas.


“Por isso, ressalto que os empresários de shoppings e redes de estacionamentos precisam repensar suas unidades e criar novas frentes de geração de receitas, além de ocupar seus espaços de forma mais ativa, principalmente no setor de logística, que está em franco crescimento.”

 

 

Alivio para estacionamentos que já repensaram suas estratégias

Na última semana, a Unlog teve alta demanda pela procura por espaços para montar nanocentros de distribuição urbanos. Esse comportamento do mercado tem gerado um alívio para os operadores de estacionamentos que são parceiros da empresa.

 

“Estabelecemos contratos de longo prazo com grandes players da indústria e e-commerce, para implementar modelos de operação que variam entre um simples fracionamento de carga até soluções de estoque avançado e crossdock, nos quais implementamos as soluções Unpods da Unlog.”


“Quando olhamos para as tendências dos números e do comportamento do consumidor, fica evidente que o segmento de estacionamentos já tem um oceano de oportunidades pela frente. São milhões de metros quadrados que já estão prontos para serem explorados de forma alternativa, isso sem considerar o grande patrimônio de pátios de vagas que, por enquanto, tem seu uso limitado por estarem em locais de difícil acesso (como subsolos e andares altos em edifícios-garagem). Na visão da Unlog, esse é o verdadeiro pré-sal, e por isso nossa área de P&D trabalha constantemente para criar novas tecnologias e dispositivos que permitam explorar esse grande ativo.”