Volkswagen e Suspensys desenvolvem projeto para caminhão híbrido

Segundo a companhia, veículo possui sistema de tração inteligente para gerenciar o uso da propulsão a diesel combinado com eixo auxiliar elétrico de forma automática

Publicado em 05/11/2024 — por Redação
Volkswagen e Suspensys desenvolvem projeto para caminhão híbrido
Caminhão conceito VW Meteor Hybrid (Foto: Divulgação)

A Suspensys, uma das empresas de Autopeças da Randoncorp, participou do desenvolvimento do primeiro caminhão conceito híbrido do mercado nacional. Destaque do espaço dedicado à sustentabilidade no estande da Volkswagen Caminhões e Ônibus durante a Fenatran 2024.

De acordo com a empresa, o caminhão conceito VW Meteor Hybrid é dotado de um motor a diesel e um sistema de eixo auxiliar elétrico desenvolvido pela Suspensy. Além disso, possui sistema de tração inteligente para gerenciar o uso, maximizando a performance e proporcionando benefícios de tempo de viagem, economia de combustível e desgaste do sistema de freio.  

Segundo a companhia, o sistema proporciona mais capacidade de tração, já que o terceiro eixo se torna trativo, transformando o modelo em um 6x4 sempre que necessário. Isso se traduz em mais torque para aclives ou força para a partida quando o veículo-conceito traciona um reboque carregado.  

Em comunicado, a empresa destacou que estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem devido à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até velocidade graças a seu adicional de força trativa nas rodas.

FLEXIBILIDADE PARA LONGAS DISTÂNCIAS

“Considerando o sistema de tração inteligente, gerenciamento de bateria e sensoriamento de acoplamento da composição amplamente testado, a utilização do caminhão conceito VW Meteor Hybrid juntamente com o semirreboque Hybrid R, da Randon, proporciona benefícios ainda maiores para os transportadores de cargas para um futuro sustentável”, salientou o vice-presidente Executivo para América do Sul e COO da vertical Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza.

O caminhão pode operar apenas com o motor a diesel em viagens longas, sem a necessidade de infraestrutura para recarga elétrica. Essa característica é especialmente útil para trajetórias que ainda não oferecem pontos de carregamento, aumentando a flexibilidade operacional do modelo híbrido.

“Esse movimento demonstra a vanguarda e a versatilidade das soluções e-Sys para o mercado da mobilidade, depois do lançamento de aplicações em implementos rodoviários e agrícolas. Em um ambiente desafiador, como a logística rodoviária continental do Brasil, podemos criar, de forma colaborativa, uma solução adequada ao mercado nacional, explorando o potencial das nossas soluções de eletromobilidade para a descarbonização da cadeia de transportes e veículos pesados”, reforçou o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.