Informe os dados de acesso para entrar na área do assinante.

VTEX lança solução logística capaz de reduzir custos de frete em mais de 26%

 

Publicado em 25/07/2022

Com a solução, é possível gerenciar toda a operação logística em um só lugar, observando as métricas de cada entrega, os indicadores financeiros e o histórico de desempenho

Por Redação

De acordo com pesquisa da Fundação Dom Cabral, o custo da logística representa em média 11% do faturamento das empresas, enquanto um estudo da Capterra, do grupo Gartner, mostra que 56% dos consumidores consideram o serviço de entrega como um dos principais responsáveis pela satisfação de compra. Buscando oferecer ferramentas para o comércio, a VTEX, plataforma de comércio digital para grandes marcas e varejistas globais, lançou o VTEX Shipping Network, uma rede de logística terceirizada integrada na plataforma para facilitar a gestão dessa cadeia.

Com a nova solução, é possível gerenciar toda a operação logística em um só lugar, observando as métricas de cada entrega, os indicadores financeiros e o histórico de desempenho para identificar oportunidades de negócios e acompanhar de perto a performance logística da empresa. A novidade permite ainda que o varejista explore novos modelos de entrega, conectando-os com as transportadoras mais adequadas ao seu modelo de negócio.

“A logística é um dos grandes desafios do varejo. Para simplificar a operação, o VTEX Shipping Network age por meio do que chamamos de ‘autopilot’. O cliente diz o que precisa e uma rede de sistemas e empresas conectadas entregam a um custo e tempo reduzidos”, afirma Rafa Forte, presidente da VTEX Brasil. O tempo otimizado durante esse processo se soma aos benefícios de custos para a empresa e a satisfação dos consumidores.

A varejista Michael Kors teve redução de 8% dos custos de logística com a implementação da tecnologia na operação brasileira. “A solução melhorou sensivelmente a experiência dos nossos clientes. Ter acesso a essa expertise contribuiu para a otimização de nosso processo logístico. Atualmente, mais de 97% de nossos produtos são entregues no prazo estabelecido”, comenta Lara Bussi, coordenadora de ecommerce e marketplace da Michael Kors.

Já o Bazar Horizonte, maior armarinho virtual do país, registrou uma economia de R$ 500 mil durante os 18 primeiros meses de utilização da solução. Por meio dos parceiros logísticos indicados pelo VTEX Shipping Network, a marca conseguiu diminuir em mais de 26% o custo de frete dos pedidos.

IMPLANTAÇÃO SIMPLIFICADA E INTEGRAÇÃO COM CORREIOS

Agora, além das transportadoras já disponíveis, o VTEX Shipping Network está integrado também aos Correios, solução com cobertura de 100% do território nacional. Para a seleção dos fornecedores que melhor atendem às necessidades dos clientes, a VTEX faz a avaliação levando em conta a origem da expedição, as especificidades do produto e a quantidade média de pedidos.

“Como a VTEX faz a negociação direto com as transportadoras levando em conta toda a nossa base de clientes, conseguimos tarifas diferenciadas em relação ao que um varejista poderia obter contratando diretamente”, afirma Leonardo Santos, líder de growth do VTEX Shipping Network.

Empresas como Grupo BIG, Chilli Beans e Mundo Fini também já adotaram a nova solução que agora está disponível para todos os clientes VTEX sem custo adicional.

 

Veja também: