Assinatura Premium Assinatura Premium

Workshops sobre Logística Lean em Santa Catarina e São Paulo ? de entidade referência mundial

Publicado em 02/07/2013

Schulz, Eaton e Rudolph Usinados vão sediar, em outubro e novembro, workshops abertos sobre Logística Lean em Valinhos (SP), Joinville e Timbó (SC), aplicados pelo Lean Institute Brasil, de São Paulo, 2ª entidade do tipo no mundo, parte de uma rede de 17 institutos, em 17 países e 5 continentes

O Lean Institute Brasil (www.lean.org.br) – entidade brasileira sem fins lucrativos, de São Paulo, que há 15 anos dissemina no país o Sistema Lean (filosofia de gestão originária do modelo Toyota) – vai promover até o final do ano pelo menos três workshops, de dois temas diferentes sobre Logística Lean, dentro de três grandes empresas, em três cidades dos estados de São Paulo e Santa Catarina.

Os workshops vão ocorrer em outubro e novembro, dentro da Schulz, da Eaton e da Rudolph Usinados, nas cidades de Valinhos, no Estado de São Paulo, e em Joinville e Timbó, ambas em Santa Catarina.

Serão basicamente dois workshops diferentes sobre Logística Lean.

O workshop “Logística Lean para Abastecimento Interno” vai ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro, na Schulz, em Joinville (SC), e nos dias 5 e 6 de novembro, na Eaton, em Valinhos (SP).

Já o workshop Logística Inbound e Outbound” vai ocorrer dias 26 e 27 de novembro, na Rudolph Usinados, em Timbó (SC).

Os workshops vão detalhar, em temas específicos, como operar a logística sob a ótica do Sistema Lean, filosofia de gestão originária do modelo Toyota – adotada hoje por empresas de todos os setores e em todo mundo –, um sistema de gestão que visa identificar as atividades que agregam valor aos clientes (o que eles estão realmente dispostos a pagar) e eliminar os desperdícios (o que eles não estão dispostos a pagar) – modelo adotado hoje por empresas de todos os setores em todo mundo.

A premissa básica da logística lean é reconhecer e trabalhar sempre sob essa premissa fundamental: que as atividades de movimentação, transporte e espera de produtos são sempre “desperdícios”. Ou seja, elas não agregam valor concreto ao produto oferecido. E, por isso, precisam ser evitadas, eliminadas ou reduzidas ao máximo. Para se fazer isso, o Sistema Lean já desenvolveu uma série de práticas e ferramentas testadas e aprovadas em diferentes ambientes de negócios”, resumiu o Prof. José Roberto Ferro, Presidente do Lean Institute Brasil (www.lean.org.br), entidade de São Paulo que vai realizar os treinamentos.

A entidade, sem fins lucrativos, hoje referência mundial em Sistema Lean e que dissemina há 15 anos o Sistema pelas empresas brasileiras, foi a segunda do tipo a surgir no mundo. A primeira foi o instituto dos EUA (www.lean.org), em 1997. Hoje, ambos fazem parte de uma rede mundial de 17 institutos, em 17 países e 5 continentes (www.leanglobal.org).

 

Entenda cada um dos workshops:

O workshop “Logística Lean para Abastecimento Interno” – que vai ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro, na Schulz, em Joinville (SC), e nos dias 5 e 6 de novembro, na Eaton, em Valinhos (SP) – vai detalhar como promover a transição de uma lógica de abastecimento "em massa" para um sistema lean, capaz de suprir adequadamente células de manufatura, processos contínuos em pequenos lotes e linhas de montagem.

“Muitas empresas vêm alcançando progressos ao implementar o fluxo contínuo, mas recorrentemente esbarram na inexistência de um sistema de abastecimento eficaz. Poucas realmente controlam seus estoques de partes compradas como supermercados, definem rotas rígidas de abastecimento de acordo com o trabalho padronizado e utilizam sinais de puxada para conectar suas áreas de fluxo contínuo às áreas de fornecimento de materiais”, explica Giuliano Marodin, que vai aplicar o workshop dos dias 22 e 23 de outubro, em Joinville (SC).

“As consequências são processos sem abastecimento, ruptura de fluxo e enormes desperdícios de esforços e dinheiro para armazenar estoques e ‘caçar itens em falta’. É necessário repensar a lógica de suprimento de um fluxo de valor, para que as partes necessárias estejam disponíveis no momento necessário e nas quantidades necessárias”, completou Nelson Takeuchi, Gerente de Projetos do Lean Institute Brasil, que vai aplicar o workshop dos dias 5 e 6 de novembro, em Valinhos (SP).

Os dois instrutores são “mestres” em Sistema Lean.

Nelson Takeuchi, por exemplo, atuou por 15 anos na Toyota do Brasil, dentre os quais um ano e meio na matriz do Japão. Na Toyota brasileira, iniciou como Engenheiro Pleno e alcançou a posição de Gerente de Área da Administração Industrial, gerenciando Controle de Produção, Logística, Comércio Exterior, Suprimentos, Controle de Qualidade etc.

Assim como Giuliano Marodin, Professor em cursos de extensão e palestrante pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), administrador, Mestre e Doutorando em Engenharia de Produção pela mesma universidade. Além disso, atua, desde 2001, em projetos de pesquisa, apoio empresarial e capacitação em lean em empresas do setor agroindustrial, automotivo, autopeças, construção civil, madeireiro, moveleiro, metal-mecânica, metalúrgica, serviços e indústria de processos.

 

Já o workshop “Logística Inbound e Outbound” – dias 26 e 27 de novembro, em Timbó (SC) –, vai detalhar como implementar o Sistema Lean nas duas “pontas” de um sistema de logística.

De um lado, vai explicar como se deve repensar a forma de recebimento de matérias-primas de fornecedores, para, assim, evitar paradas na manufatura por falta de componentes. De outro, como deve ocorrer, também de forma lean, a expedição e distribuição das mercadorias, visando melhorar o nível de serviço, evitando, assim, reclamações dos clientes por falta ou atraso nas entregas – ao mesmo tempo em que se consegue reduzir custos.

“A logística inbound tem um papel importante na implantação da filosofia lean, pois assegura a chegada dos materiais ao ponto de uso da maneira mais eficiente possível”, resumiu Nelson Takeuchi, Gerente de Projetos do Lean Institute Brasil, que também vai aplicar esse workshop.

Já a logística outbound, por sua vez, tem um papel importante, assegurando a distribuição de materiais e produtos acabados nos pontos de uso e consumo da maneira mais eficiente possível e nivelado com a demanda”, complementa Takeuchi.

Segundo ele, para se conseguir avanços na manufatura é necessário repensar os sistemas tradicionais de logistica, cuja sistemática de trabalho, muitas vezes, foca em otimizações pontuais de transportes, sem pensar na eficiência do sistema como um todo.

 

Serviço:

Workshop Logística Inbound e Outbound.

Dias 26 e 27 de novembro, na Rudolph Usinados S/A, em Timbó (SC).

Investimento: R$ 1.790,00 (16 horas, 2 dias consecutivos, incluído material didático e alimentação).

Mais informações e inscrições: https://www.lean.org.br/workshop/30/logistica-lean-para-abastecimento-interno.aspx

 

Workshop Logística Lean para Abastecimento Interno.

Dias 22 e 23 de outubro, na Schulz, em Joinville (SC).

Dias 5 e 6 de novembro, na Eaton, em Valinhos (SP).

Investimento: R$ 1.790,00 (16 horas, 2 dias consecutivos, incluído material didático e alimentação).

Mais informações e inscrições: http://www.lean.org.br/workshop/30/logistica-lean-para-abastecimento-interno.aspx

 

Mais informações:

Lean Institute Brasil

www.lean.org.br