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5 tendências em inovação logística para 2024

Publicado em 05/03/2024

Da entrega por drones aos caminhões autônomos, confira as tecnologias que podem virar realidade no Brasil e as tecnologias que já estão sendo aplicadas em diferentes partes do mundo.

Por Redação

5 tendências em inovação logística para 2024
Os processos de digitalização na área logística já são uma realidade (Foto: Shutterstock)

A logística 4.0 é um conceito que já vem sendo difundido no mercado há quase 10 anos e se relaciona com o uso de inovação visando ganhos de eficiência, precisão e de mais flexibilidade no gerenciamento das cadeias de suprimentos. O resultado final é sempre a busca pela melhoria da experiência de clientes, cada vez mais exigentes quanto aos prazos e qualidade de suas entregas.

Dentro desse contexto, é possível afirmar que os processos de digitalização na área logística já são uma realidade que, em maior ou menor escala, avança por diferentes setores – do varejo a indústria.

Em pesquisa da McKinsey foi observado que, desde 2020, os investimentos em logística digital não param de crescer nos mais diversos nichos do mercado logístico: da indústria ao varejo, passando pelo setor macro de transportes. Em outras palavras: estamos falando de um movimento que veio para ficar e se atentar às tendências em inovação logística é uma medida estratégica fundamental para qualquer empresa"

Em pesquisa da McKinsey foi observado que, desde 2020, os investimentos em logística digital não param de crescer nos mais diversos nichos do mercado logístico: da indústria ao varejo, passando pelo setor macro de transportes.

Em outras palavras: estamos falando de um movimento que veio para ficar e se atentar às tendências em inovação logística é uma medida estratégica fundamental para qualquer operador

De acordo com dados da Allied Market Research, já em 2022, quase US$ 25 bilhões foram investidos em sistemas de logística digital e a perspectiva é que esse mercado alcance mais de US$ 155 bilhões em investimentos até 2032.

Mas quais são as tendências em inovação logística que estão avançando no mercado? Confira 5 perspectivas para 2024!

  1. Logística "real-time"

A logística em tempo real pode ser entendida como um esforço integrado – do ponto de vista operacional, estratégico e tecnológico – para um acompanhamento contínuo do fluxo de entregas, por meio tanto de soluções de monitoramento, quanto do planejamento de rotas, organização otimizada de cargas e da implementação de novos modelos de gestão de armazéns/estoques.

No eixo tecnológico, as tendências que sustentam a logística real time são as soluções de rastreamento, monitoramento e telemetria. E, apesar de ainda haver muito campo para a implementação dessas ferramentas no Brasil, um estudo de 2021, por exemplo, apontou que mais de 69% da frota de veículos brasileira já possui alguma tecnologia de telemetria.

  1. Realidade aumentada

Outra tendência que vem sendo muito debatida em meios especializados da logística e já conta com aplicações consistentes no Brasil diz respeito a realidade aumentada, especialmente com foco no aumento de segurança durante o manuseio de itens, organização de estoques e cargas nos caminhões, checagem e localização de mercadorias com mais agilidade.

Nesse sentido, um levantamento da Research and Markets projeta que, até 2026, o uso de realidade aumentada na logística deve crescer, em média, 31,5% ao ano.

  1. Caminhões autônomos

Embora a tendências dos veículos autônomos – conforme analisamos neste artigo – possivelmente, ainda levará um tempo para se tornar uma realidade concreta no trânsito da maioria dos países (incluindo o Brasil), esse mercado começa a avançar no eixo dos caminhões autônomos também por aqui e especialmente na logística.

E o ganho de mercado dos caminhões com funções autônomas no segmento logístico não acontece por acaso: atualmente, o uso de veículos autônomos no Brasil é restrito a percursos fechados e passíveis de mapeamento.

Dentro desse contexto, o caminhão Axor 3131, da Mercedes-Benz, teve aproximadamente mil unidades vendidas no Brasil em 2023 e conta com nível 2 de automação, o mesmo do Constellation 31.280 da VWCO.

Também no ano passado, a Ypê foi uma das grandes empresas que aderiu aos caminhões autônomos dentro de seus processos de inovação focados nos pilares da logística 4.0. Para tanto, a companhia investiu na aquisição de caminhões Atego 1730, da Mercedes-Benz, para seus centros de distribuição.

  1. Retrovisores inteligentes

Hoje, o mercado dispõe de diferentes versões de retrovisores inteligentes. Eles incluem desde kits digitais que aumentam a visibilidade lateral de caminhões e veículos de grande porte, se adequando às curvas das estradas e aos movimentos dos automotores; até as câmeras que, na prática, substituem o retrovisor traseiro, capturando imagens do tráfego em tempo real.

Embora ainda recentes no universo do transporte logístico, os modelos baseados nas câmeras inteligentes já podem ser encontrados para frotas de caminhões.

O Estadão projeta, nesse sentido, que o uso de câmeras inteligentes no lugar de espelhos e retrovisores convencionais deve ser um dos highlights da próxima Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas).

  1. Videotelemetria

Passo disruptivo da telemetria, a videotelemetria engloba um conjunto embarcado de soluções que coletam dados e imagens em tempo real, trazendo uma visão ampla sobre o comportamento dos motoristas e fornecendo informações essenciais para os gestores de frota.

Podendo ser combinada com inteligência artificial, a videotelemetria é ainda um importante suporte para a gestão da segurança e, segundo dados da Precision Business Insights (PBI), essa tendência deve ver um aumento de investimentos na casa de 18,8% ao ano até 2029.

Concluindo: a corrida da inovação

Em pesquisa da McKinsey foi observado que, desde 2020, os investimentos em logística digital não param de crescer nos mais diversos nichos do mercado logístico: da indústria ao varejo, passando pelo setor macro de transportes.

Em outras palavras: estamos falando de um movimento que veio para ficar e se atentar às tendências em inovação logística é uma medida estratégica fundamental para qualquer operador que deseja crescer em um ambiente de negócios cada vez mais disruptivo.

ESTRADAS DO FUTURO

Enfrentar o desafio dos acidentes em estradas e rodovias do Brasil não é uma questão simples e, ao mesmo tempo, trata-se de uma demanda que pede urgência. De acordo com dados da CNT (Confederação Nacional de Trânsito), só em 2022, mais de 64 mil acidentes foram registrados no país — desses, 82,1% deixou vítimas, incluindo mortos e feridos. Em termos gerais, o Brasil ocupa a preocupante posição de 3º país com o maior número de mortes no trânsito, conforme relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde). 

MundoLogística lançou a campanha “Estradas do Futuro”, uma iniciativa que conta com patrocínio da nstech e da Quartzolit, apoio da Onisys, da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) e da Associação Brasileira de Logística (Abralog). Por meio da campanha, o intuito é unir os diferentes atores da cadeia logística nacional, difundindo conteúdos educacionais que tragam tanto visibilidade para a pauta da segurança no transporte rodoviário, quanto práticas e divulgação de soluções que possam colaborar com a capacitação e proteção de motoristas.

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