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Maio Amarelo: Como o gestor de frotas pode colaborar para um trânsito mais seguro

Publicado em 16/05/2023

Atualmente, o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking de países com mais mortes causadas por acidentes de condução, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Por Eduardo Canicoba *

Maio Amarelo: Como o gestor de frotas pode colaborar para um trânsito mais seguro
Dados divulgados no Painel CNT apontam que em 2022 aconteceram mais de 64 mil acidentes nas rodovias federais (Foto: Divulgação)

A campanha Maio Amarelo, que acontece todos os anos, tem como objetivo engajar motoristas e pedestres em favor de um trânsito mais seguro. Para isso, são realizadas ações de conscientização, palestras, anúncios, entre outras formas de comunicação para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e lesões no trânsito em todo o mundo. Atualmente, o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking de países com mais mortes causadas por acidentes de condução, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, dados divulgados no Painel CNT de Consultas Dinâmicas dos Acidentes Rodoviários apontam que em 2022 aconteceram mais de 64 mil acidentes nas rodovias federais, com 5.435 vítimas fatais, uma média de 15 por dia. A comparação com o ano anterior mostra uma estabilidade nesses números, o que significa que ainda temos um longo caminho a percorrer para minimizar esses efeitos no país, e o gerente de frotas tem um papel importante para garantir o sucesso dessa missão tanto para seus condutores como para outras pessoas nas vias.

A melhoria da segurança no trânsito e nas estradas apresenta vários desafios que exigem soluções multifacetadas, e o gerenciamento de frotas usando sistemas de transporte inteligentes como a telemática aumenta significativamente o impacto dos gestores de frota no combate aos maiores fatores de acidente no trânsito. Por meio de dispositivos alocados nos veículos, os sistemas podem coletar dados sobre o comportamento do motorista, localização e dados de desempenho do veículo, tudo isso praticamente em tempo real.

O comportamento humano é um dos desafios mais significativos para melhorar a segurança no trânsito e nas vias, isso porque ele engloba diversas questões relacionadas a hábitos violentos ao volante, como velocidade acima da média, frenagens bruscas, falta do uso do cinto de segurança, longas viagens e horários de direção inconsistentes para atender às demandas de entrega.

Por isso, é mais importante do que nunca monitorar os dados e utilizá-los para enfrentar esses problemas. Imagine apresentar ao motorista números exatos de quais situações de risco ele enfrentou, quantas vezes foi imprudente, excedeu a velocidade ou passou por áreas de tráfego intenso. Com certeza isso ajudaria não só a conscientizá-lo, mas também a reforçar a necessidade de cautela.

Tendo a telemática como aliada, é possível enviar alertas em tempo real tanto para os gestores como para os motoristas dentro do veículo, além de notificação instantânea em caso de colisão, que também impacta em outro grande desafio para a segurança no trânsito, que é a falta de preparo e agilidade na resposta em caso de acidentes.

Muitas empresas dependem de suas frotas para a entrega de produtos, para o transporte de mercadorias e para chegar a locais de trabalho remotos, o que gera mais um desafio de segurança. A condição das vias, que considera não apenas a infraestrutura, mas variantes como clima e horário, pode ser facilmente monitorada com o uso da telemática, que é capaz de sugerir as melhores rotas para evitar problemas nas estradas e acidentes.

Assim como mapas de segurança e alertas caso o motorista entre em zonas de perigo, como inundações, obras ou desvios, que funcionam como armadilhas para possíveis colisões e acidentes. Além da falta de revisão veicular, que também pode ser monitorada e evitada com análises telemáticas.

Promover um trânsito mais seguro em ruas e estradas depende de todos, e agora os gestores de frota contam com novas tecnologias nessa missão. Sensores, câmeras e outros equipamentos podem fornecer dados fundamentais para o desenvolvimento de soluções baseadas em evidências, contribuindo para a conscientização e melhoria dos índices de acidentes de trânsito.

* Eduardo Canicoba é vice-presidente & Country Manager na Geotab Brazil.

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