Assinatura Premium Assinatura Premium

Programa Amigo Caminhoneiro, da Saint Gobain, leva conhecimento e foca na valorização de motoristas parceiros

Publicado em 18/03/2024

Idealizada em 2019, a iniciativa conta com palestras, sessões de bem-estar e orientações sobre segurança e saúde para mais de 1,2 mil caminhoneiros. Primeiro evento do programa será no dia 25.03, em Jandira/SP

Por Redação


A Saint Gobain está lançando a edição 2024 do “Programa Amigo Caminhoneiro” (Foto: Divulgação)

O dia a dia nas estradas, muitas vezes, é desafiador: dos problemas envolvendo a infraestrutura de nossa malha viária ao desgaste natural das horas no volante, estamos falando de um contexto de trabalho que exige dos caminhoneiros bastante atenção, responsabilidade e, ao mesmo tempo, cuidados com sua saúde mental e física.

Dentro desse contexto, empresas, operadores e gestores logísticos devem também oferecer todo o suporte para os seus motoristas, reconhecendo a importância de seus trabalhos para toda a cadeia econômica do país e fortalecimento dos negócios.

Embasado em princípios como esses e buscando valorizar a atuação de seus motoristas parceiros, a Saint Gobain está lançando a edição 2024 do “Programa Amigo Caminhoneiro”. Idealizado em 2019 também como uma forma de aproximar analistas e gestores logísticos – que, usualmente, tem contato mais direto com as transportadoras – dos condutores, a iniciativa ocorrerá em 16 unidades operacionais de Supply Chain da Saint Gobain, com o primeiro ciclo de eventos marcado para o CD de Jandira, no próximo dia 25 de março.

Durante todo o dia (das 6h às 22h), os caminhoneiros poderão acompanhar palestras sobre saúde, orientações comportamentais, segurança, além de contar com serviços de bem-estar, como cabeleireiro, massagem e medição de pressão.

“O Programa Amigo Caminhoneiro é, antes de tudo, uma forma de enaltecer o trabalho de nossos motoristas parceiros e também de fidelizá-los. A maior parte de nossa base de condutores é formada por terceiros, e, por meio das ações do projeto – e de todo o conjunto de iniciativas de gestão logística da Saint Gobain –, construímos uma integração mais sólida com os caminhoneiros, reforçando nosso interesse em mantê-los conosco”, explicou Renato Oliveira Góes, gerente de Logística Regional da Saint Gobain.

Goes acrescenta que, ao longo do programa, serão realizadas gincanas, distribuição de brindes, pausas para coffee break e interações entre motoristas e analistas logísticos da Saint Gobain.

CONHECIMENTO EM PRIMEIRO LUGAR

Após a edição de Jandira, no dia 25 de março, o Programa Amigo Caminhoneiro seguirá em um road show em mais 15 unidades de operação logística da Saint Gobain espalhadas pelo Brasil: Capivari (SP), Mogi das Cruzes (SP), Abreu e Lima (PE), Queimados (RJ), Feira de Santana (BA), Santa Luzia (MG), São Paulo (SP), Anápolis (GO), Camaçari (BA), Ibiporã (PR), Santo Amaro (SP), Pacatuba (CE), Macaíba (RN), Praia Grande (SP) e Campo Grande (MS).

“O Programa Amigo Caminhoneiro é, antes de tudo, uma forma de enaltecer o trabalho de nossos motoristas parceiros e também de fidelizá-los. Por meio das ações do projeto, construímos uma integração mais sólida com os caminhoneiros, reforçando nosso interesse em mantê-los conosco", afirmou Renato Oliveira Góes, gerente de Logística Regional da Saint Gobain

Ao todo, o programa pretende impactar de modo positivo 1.231 caminhoneiros com conhecimento, orientações sobre a cultura da Saint Gobain, momentos de relaxamento, de cuidados pessoais e com saúde, de modo que os motoristas se sintam, de fato, valorizados por sua contribuição com a eficiência logística da multinacional.

“É importante lembrar que os caminhoneiros representam a Saint Gobain em diferentes regiões do país. Por isso, manter essa conexão, proximidade e valorização é uma forma de demonstrar o quanto eles são importantes para as nossas marcas, produtos e sucesso operacional”, acrescentou Renato Góes.

E sobre o pilar do conhecimento, o Programa Amigo Caminhoneiro é uma excelente oportunidade para que os condutores se atualizem sobre competências e informações que podem fazer a diferença e sua proteção nas estradas.

Paulo Fernandes de Oliveira, head de comunidade da nstech, será um dos palestrantes do evento e trará insights, justamente, sobre a importância da segurança para a logística: “O motorista tem um papel especial dentro das cadeias de abastecimento, garantindo movimentação da carga com segurança e nível de serviço aos clientes. É uma honra poder participar desta iniciativa e me conectar com quem movimenta o Brasil.”

PARCERIA COM A NSTECH E APOIO A CAMPANHA ESTRADAS DO FUTURO

A parceria com a nstech – ecossistemas de tecnologia para logística e mobilidade do país –, aliás, faz parte do conjunto de esforços da Saint Gobain para potencializar seus processos de transformação digital e segurança logística. A companhia também é uma das apoiadoras do Programa Estradas do Futuro, iniciativa do Portal Mundo Logística que visa contribuir, por meio de iniciativas multissetoriais, com a redução de acidentes nas estradas brasileiras.

“Investir nas soluções da nstech e apoiar a campanha Estradas do Futuro é um passo fundamental para nossas estratégias de segurança logística e uma forma de, mais uma vez, demonstrar nosso compromisso e interesse no bem-estar e proteção de nossos caminhoneiros parceiros”, concluiu o gerente de Logística Regional da Saint Gobain.

ESTRADAS DO FUTURO

Enfrentar o desafio dos acidentes em estradas e rodovias do Brasil não é uma questão simples e, ao mesmo tempo, trata-se de uma demanda que pede urgência. De acordo com dados da CNT (Confederação Nacional de Trânsito), só em 2022, mais de 64 mil acidentes foram registrados no país — desses, 82,1% deixou vítimas, incluindo mortos e feridos. Em termos gerais, o Brasil ocupa a preocupante posição de 3º país com o maior número de mortes no trânsito, conforme relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde). 

MundoLogística lançou a campanha “Estradas do Futuro”, uma iniciativa que conta com patrocínio da nstech e da Quartzolit, apoio da Onisys, da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) e da Associação Brasileira de Logística (Abralog). Por meio da campanha, o intuito é unir os diferentes atores da cadeia logística nacional, difundindo conteúdos educacionais que tragam tanto visibilidade para a pauta da segurança no transporte rodoviário, quanto práticas e divulgação de soluções que possam colaborar com a capacitação e proteção de motoristas.

 

 

Exclusivo e Inteligente

Mantenha-se atualizado em Logística e Supply Chain

Saiba mais