Multilog Multilog

Inteligência Artificial: 6 maneiras para transformar gestão da cadeia de suprimentos 

Publicado em 12/06/2024

Pesquisa apontou que a implementação de ferramentas de Inteligência Artificial nas empresas tem o potencial de elevar a produtividade dos trabalhadores em até 14% 

Por Leonardo de Assis * 

Inteligência Artificial: 6 maneiras para transformar gestão da cadeia de suprimentos 
Tecnologias de IA podem automatizar fluxos de processos contínuos e tarefas manuais e repetitivas (Foto: Shutterstock)

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando diferentes setores e segmentos de negócios, e a cadeia de suprimentos não é exceção a este processo. Essa tecnologia poderosa tem o potencial de transformar de diferentes maneiras o dia a dia dos profissionais da área, trazendo mais eficiência, automação e insights acionáveis. 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) aponta que a implementação de ferramentas de IA nas empresas tem o potencial de elevar a produtividade dos trabalhadores em até 14%. Assim, gostaria de explorar 6 maneiras pelas quais a utilização de IA impactará o seu trabalho na gestão da cadeia de suprimentos.

AUTOMAÇÃO DE TAREFAS REPETITIVAS 

Da mesma forma que os robôs de automatização de processos (RPA), as tecnologias de IA podem automatizar fluxos de processos contínuos e tarefas manuais e repetitivas, tais como a entrada de dados em sistemas de compras, a geração automática de relatórios e a geração de alertas de monitoramento de processos. 

Isso tende a liberar mais tempo para que os profissionais de Ssupply Cchain se concentrem em atividades mais estratégicas e de alto valor, como gestão de fornecedores, planejamento e processos de tomada de decisão. 

OTIMIZAÇÃO DO FLUXO DE TRABALHO 

Por meio do desenvolvimento de prompts os algoritmos de IA podem otimizar fluxos de trabalho, analisar grandes volumes de dados para identificar gargalos e ineficiências em diferentes pontos dos processos, como a verificação de cadastros, geração de catálogos e a validação de contratos. 

 Isso permitirá que os profissionais otimizem rotas, reduzam atrasos e melhorem a visibilidade geral da cadeia e do seu trabalho. 

PREVISÃO DE DEMANDA MAIS PRECISA 

A IA pode ser usada para analisar dados históricos de vendas, tendências de mercado e fatores externos para auxiliar em processos de previsão de demanda e S&OP fazendo com que estes tenham maior precisão. 

 Isso permitiria que as empresas otimizassem seus níveis de estoque, reduzam custos e incorporassem melhor às necessidades dos clientes e mais variáveis de análise. 

GERENCIAMENTO DE RISCOS APRIMORADO 

A IA pode ser usada para identificar mais rapidamente eventos e auxiliar na avaliação de riscos potenciais na cadeia de suprimentos vasculhando sinais e dados nas redes de comunicação, como interrupções na cadeia de fornecimento, eventos climáticos e mudanças nas regulamentações. 

 Isso permitiria que os profissionais tomassem medidas proativas para mitigar esses riscos e proteger a cadeia de suprimentos, gerando maior resiliência e menor disrupção. 

PERSONALIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA DO CLIENTE APRIMORADAS 

A IA pode ser usada para analisar deferentes padrões de comportamento de carteiras de clientes. Por meio desses dados auxiliaria a entender melhor suas preferências e comportamentos. 

 Isso permitirá que as empresas personalizem suas ofertas, servicelevel agreements (SLAs) de atendimento, nível de serviço, entre outros aspectos determinantes para o sucesso dos processos de distribuição de bens e serviços.

MAIOR COLABORAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO 

Por meio de plataformas compartilhadas de informação a IA pode facilitar a colaboração entre diferentes partes da cadeia de suprimentos, casando interesses, capacidades, tempos e momentos nos processos de Ssupply Cchain. 

 Isso permitiria que as empresas respondessem mais rapidamente às mudanças do mercado, tomem decisões mais eficientes, bem como ampliaria os ganhos de escala por meio do melhor aproveitamento das estruturas. 

Assim, a Inteligência Artificial pode ser uma aliada relevante para o profissional de supply chain, tornando-o mais eficiente, resiliente e orientado para o cliente. Aqueles que abraçarem essa tecnologia e desenvolverem as habilidades necessárias para utilizá-la estarão bem posicionados para o futuro em suas empresas e no mercado. 

Vale ressaltar que a IA também trará alguns desafios, como a necessidade de lidar com grandes volumes de dados, garantir a segurança e a ética da tecnologia e preparar a força de trabalho para a mudança. No entanto, os benefícios da IA na cadeia de suprimentos são imensos, e as empresas que investirem nessa tecnologia estarão bem posicionadas para se destacar no mercado competitivo de hoje. 

* Leonardo de Assis é PhD em Big Data Analytics e Gestão de Risco na Cadeia de Suprimentos e Co Owner and FounderCo Owner and Founder da Cadarn Consultoria. 

Exclusivo e Inteligente

Mantenha-se atualizado em Logística e Supply Chain

Saiba mais