Realidade aumentada: 3 benefícios para a gestão logística

Publicado em 13/03/2024

VR é um dos pilares da transformação digital na logística, processo que deve movimentar mais de US$ 77 bilhões no mercado de Supply Chain global até 2030

Por Redação

Realidade aumentada: 3 benefícios para a gestão logística
A realidade aumentada tem ganhado espaço no âmbito da gestão logística (Foto: Shutterstock)

Dentro do universo de tecnologias emergentes que avançam no mercado em um contexto de corrida pela transformação digital, certamente, uma das pautas mais discutidas entre as empresas foram as inovações relacionadas às infraestruturas de realidade aumentada (RA ou AR – Augmented Reality) e realidade virtual (RV ou VR – Virtual Reality).

Metaforicamente, a realidade aumentada "borra" o filtro entre mundo físico e virtual, uma vez que ela integra elementos digitais no mundo real, por meio de sensores de movimento, design e processamento em tempo real. Já a realidade virtual caminha em sentido contrário: nela, o objetivo é criar a sensação de que estamos integrados ao universo virtual a partir de recursos gráficos e 3D.

Com aplicações que vão muito além do Pokemon Go ou do entretenimento da indústria de games, VA e VR têm tido cases bem-sucedidas no varejo, indústria 4.0, setor turístico e de ensino.

Uma prova desse cenário inclui o fato de que, já este ano, projeta-se um faturamento superior a US$ 38 bilhões em todo o mundo para o mercado de realidade virtual e aumentada – mercado esse que deve crescer, em média, superior a 10% ano até 2028, segundo dados da Statista.

Mas como essas inovações podem contribuir com ganhos de eficiência para a logística? Continue a leitura para saber mais!

REALIDADE AUMENTADA NA LOGÍSTICA

A realidade aumentada, em especial, tem ganhado espaço no âmbito da gestão logística, sendo ainda um dos eixos que movimenta o aquecido segmento de logtechs (startups com inovações voltadas aos processos de Supply Chain) no Brasil.

Com casos de uso que vão do picking de mercadorias a integração com sistemas de inteligência artificial e robótica, a realidade aumentada pode ainda otimizar a segurança, o controle de cargas e a redução de danos em mercadorias, potencialmente contribuindo para a melhoria da experiência de clientes e para uma melhor organização de estoques, armazéns e caminhões.

Não por acaso, a realidade aumentada é um dos pilares da logística digital, tendência que deve movimentar, até 2030, mais de US$ 77 bilhões no mercado, de acordo com números da consultoria Strategic Market Research.

APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS DA REALIDADE AUMENTADA LOGÍSTICA

Para elucidar de modo mais claro como a realidade aumentada está contribuindo com os processos de digitalização da logística, a seguir, apresentamos 3 aplicações de AR em Supply Chain e seus devidos benefícios:

  • Separação e distribuição de cargas: os óculos inteligentes de realidade aumentada facilitam a preparação e separação de mercadorias para entrega, permitindo uma localização mais rápida dos itens e aumentando, consequentemente, a eficiência dos processos logísticos;
  • Rastreamento: por meio da integração com outras ferramentas de IoT, a realidade aumentada amplia o potencial de rastreamento e de controle sobre mercadorias, além de minimizar as possibilidades de acidente de trabalho dentro das operações logísticas;
  • Tomada de decisão: literalmente, a realidade aumentada traz mais visão para gestores e lideranças logísticas sobre a organização dos estoques, permitindo ainda um planejamento mais acurado do reabastecimento de cargas, controle dos fluxos de distribuição e possibilidade de tomada de decisão em tempo real, caso seja identificado algum gargalo na cadeia.

Por fim, quanto aos dispositivos de realidade aumentada, eles incluem tanto os já citados óculos inteligentes – uma tendência do mercado inclui ainda as lentes inteligentes – como relógios, headsets e outras infraestruturas de IoT.

Fato é que, mais do que um movimento de longo prazo, aos poucos, o mercado de Supply Chain já abriu os olhos para a realidade aumentada, uma das forças centrais da transformação digital da logística!

ESTRADAS DO FUTURO

Enfrentar o desafio dos acidentes em estradas e rodovias do Brasil não é uma questão simples e, ao mesmo tempo, trata-se de uma demanda que pede urgência. De acordo com dados da CNT (Confederação Nacional de Trânsito), só em 2022, mais de 64 mil acidentes foram registrados no país — desses, 82,1% deixou vítimas, incluindo mortos e feridos. Em termos gerais, o Brasil ocupa a preocupante posição de 3º país com o maior número de mortes no trânsito, conforme relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde). 

MundoLogística lançou a campanha “Estradas do Futuro”, uma iniciativa que conta com patrocínio da nstech e da Quartzolit, apoio da Onisys, da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) e da Associação Brasileira de Logística (Abralog). Por meio da campanha, o intuito é unir os diferentes atores da cadeia logística nacional, difundindo conteúdos educacionais que tragam tanto visibilidade para a pauta da segurança no transporte rodoviário, quanto práticas e divulgação de soluções que possam colaborar com a capacitação e proteção de motoristas.

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