"Inteligência Artificial é um novo marco da corrida tecnológica", diz CEO da Onisys

Em entrevista para a MundoLogística, Leonardo Campos, CEO e cofundador da Onisys, analisou o avanço de tecnologias emergentes no mercado logístico e explicou como a empresa tem contribuído com o aumento da segurança no setor de transportes

Publicado em 04/09/2024 — por Redação
Leonardo Campos, CEO e cofundador da Onisys (Foto: Divulgação)

"Um dos principais focos da tecnologia na área logística e de transportes é reduzir acidentes. Querendo ou não, o ser humano é passível de erros." Com esse enfoque, Leonardo Campos, CEO e cofundador da Onisys, observou um dos principais benefícios da evolução do mercado de veículos autônomos, tendência que, segundo dados da Grand View Research, movimentou mais de US$ 42 bilhões ao redor do mundo ainda em 2022 e que deve avançar 21,9% ao ano até 2030.

Em entrevista exclusiva para a campanha “Estradas do Futuro”, da MundoLogística, o executivo analisou ainda outras inovações emergentes que estão se fortalecendo na logística, como a Inteligência Artificial e a visão computacional, destacando também diferenciais da Onisys para o ambiente de negócios brasileiro.

Leia na íntegra!  


MUNDOLOGÍSTICA: Qual a sua leitura sobre o processo de digitalização do mercado e a influência do setor automotivo e de transportes nessa jornada tecnológica?

LEONARDO CAMPOS: Em todos os setores da economia, a tecnologia e a inovação sempre estiveram presentes, em maior ou menor escala no mercado e em virtude de diferentes drivers, como a necessidade, diferenciação competitiva, demanda dos consumidores, etc. Dentro desta jornada, surge primeiro a necessidade de uma tecnologia, que usualmente responde a uma “dor” do mercado. Depois há o desenvolvimento de inovações que caminham em conjunto com a possibilidade daquelas ferramentas se estabelecerem no mercado. E aqui o timing é fundamental. Para elucidar, quando falamos de processamento de vídeo, já há 10 anos essa perspectiva vem sendo discutida. Mas não teria, naquele momento, uma capacidade de processamento de dados para que novas soluções dentro desse universo se tornassem viáveis. Dito isso, durante muitos anos, o setor automotivo foi quem impulsionou novas tendências tecnológicas. Basta pensarmos nos processos de automação que, por sua vez, são uma das bases centrais da indústria 4.0.

Como enxerga o avanço da Inteligência Artificial no campo da segurança automotiva?

A Inteligência Artificial é um novo marco da corrida tecnológica que surge graças a um contexto também novo no qual um processamento cada vez mais ágil de dados abre portas para novos softwares, para soluções sofisticadas de IA que, por sua vez, se conectam a inovações ligadas, por exemplo, ao processamento de vídeo, de imagem e a visão computacional. E tudo isso influencia a indústria automotiva, logística e de transportes em diferentes frentes, incluindo a segurança. É importante frisar que já há alguns anos vivemos a era da inteligência artificial, mas hoje essa tendência está mais madura e há um maior entendimento, maior aceitação do mercado. E ainda há muito a se conquistar. Vivemos uma fase de descoberta sobre o que é possível fazer com essa nova “caixa de ferramentas” pautadas pela Inteligência Artificial para a área de segurança.

Quais as principais tendências de inovação para o setor logístico e de transportes?

Volto a reforçar as tendências da Inteligência Artificial, visão computacional, processamento de dados e também dos carros autônomos. Sobre o último pilar dos veículos autônomos, acredito que é uma questão de tempo, de avanço de legislações e de infraestrutura, para uma que uma logística mais autônoma se consolide no Brasil e no mundo. Ainda sobre o universo logístico, entregas por drones e robôs se tornarão, sem dúvidas, uma realidade. Já a IA tem uma influência muito forte: seja da “porta para dentro”, na automação de processos; seja no âmbito da segurança, em que a IA pode atuar como uma espécie de assistente do motorista, com treinamentos, orientações, indicações de rotas mais seguras, controles no veículo, com a captação de dados sobre comportamentos no volante. Na parte de processamento de vídeo, análises em tempo real… Todos esses campos fazem parte de um novo movimento de disrupção tecnológica que deve ganhar ainda mais mercado no curto e médio prazo.

De que modo acredita que os veículos autônomos podem contribuir com a área logística?

Um dos principais focos da tecnologia na área logística e de transportes é reduzir acidentes. Querendo ou não, o ser humano é passível de erros. Nesse sentido, inovações como os caminhões e veículos autônomos podem contribuir tanto com um ganho de eficiência para as empresas quanto no tocante a queda nos indicadores de ocorrências nas estradas.

Como você vê a maturidade das empresas do setor logístico em relação à adoção de novas tecnologias?

De uma maneira macro, temos um contexto em que a inovação, em grande medida, já está disponível por meio de diferentes soluções, mas nem todas as empresas e suas equipes estão preparadas para implementar tecnologias emergentes. Estamos diante, afinal de contas, de uma mudança estrutural na economia. E mudanças estruturais levam tempo, não ocorrem do dia para a noite. Elas requerem habilidades diferentes. Há uma jornada educacional, de letramento digital, que começa a ocorrer, por exemplo, com a inteligência artificial. Dentro desse contexto, ocorre simultaneamente uma renovação da força de trabalho – novas gerações que entram também no mercado logístico mais familiarizadas com novas tecnologias – e a necessidade de adaptação daqueles que já estão no mercado. É uma oportunidade e também uma mudança necessária. É uma porta que se abriu e que não tem volta. Mas é importante frisar que estamos falando de um ciclo baseado em demandas reais: a empresa demanda mais segurança; o cliente, tempos mais ágeis de entrega… Tudo isso pode e já está sendo impulsionado pela tecnologia.

Quais os principais diferenciais da Onisys no âmbito da segurança logística?

A principal demanda de nossos clientes é ter uma torre de prevenção de acidentes na qual eles podem, em tempo real, ter uma visão muito clara da sua operação do ponto de vista da segurança. Quem são seus maiores ofensores, que tipo de riscos a frota está sujeita, qual o comportamento dos motoristas, quais as rotas mais seguras e tudo isso aplicado ao dia a dia da operação. Esse é o core e o foco da Onisys: oferecemos para o transportador uma plataforma que faz a gestão da segurança de ponta a ponta.

ESTRADAS DO FUTURO

O avanço do transporte de cargas no Brasil em 2023 destaca a necessidade urgente de investir não apenas em infraestrutura, mas também na segurança das estradas. Com o aumento do tráfego de caminhões, especialmente devido à safra recorde de grãos, a prevenção de acidentes de trânsito torna-se uma prioridade essencial.

Acidentes envolvendo caminhões de transporte de cargas são frequentemente graves, resultando em perdas humanas e materiais relevantes. Em 2023, foram registrados 114.295 acidentes nas rodovias federais e privatizadas, com um custo material estimado em R$ 13,4 bilhões.

Para mitigar esses riscos, é crucial implementar medidas de segurança abrangentes, como a manutenção regular das estradas, a modernização da frota de caminhões e a capacitação contínua dos motoristas. Pensando nisso, a MundoLogística lançou a campanha “Estradas do Futuro”, uma iniciativa que conta com patrocínio da nstech e da Quartzolit, apoio da Onisys, da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) e da Associação Brasileira de Logística (Abralog).

Com o objetivo de promover um trânsito mais seguro nas rodovias brasileiras, a campanha busca unir os diversos elos da cadeia logística nacional em torno de um propósito comum: a conscientização e a capacitação para a prevenção de acidentes. Participe e contribua com essa transformação que, certamente, é essencial para o fortalecimento do transporte de cargas no país.

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