Assinatura Premium Assinatura Premium

Novo CD de 24 mil m² faz Belagricola dobrar capacidade de armazenagem

 

Publicado em 06/09/2023

Em entrevista exclusiva para a MundoLogística, a gerente-executiva de Operações Alessandra Nabarro também falou sobre escalabilidade de tecnologia e práticas ESG do empreendimento em Ibiporã (PR)

Por Christian Presa

alessandra nabarro entrevista mundologistica novo cd belagricola
Nabarro está na companhia desde março de 2017 (Foto: Divulgação)

No fim de agosto, a Belagricola inaugurou um centro de distribuição em Ibiporã (PR). Ao todo, o espaço possui 24 mil m², dos quais 8,5 mil m² são dedicados apenas à armazenagem, além de 14 docas e capacidade de 7 mil posições de paletes.

Com o novo empreendimento, a distribuidora de insumos agrícolas ampliou em 130% a capacidade de armazenagem. “Teremos um centro de distribuição mais amplo e moderno, apoiando o aumento da capacidade de estocagem, otimizando processos operacionais, com ambiente mais confortável para as pessoas, prezando sempre pelo alto nível de segurança”, explicou a gerente-executiva de Operações da companhia, Alessandra Nabarro Ikeda Silva.

Em entrevista exclusiva para a MundoLogística, Nabarro ressaltou que o CD contribui ativamente para o olhar de transformação digital da Belagricola. É nesse sentido que, segundo a gerente-executiva de Operações, novos centros de distribuição fazem parte da estratégia da companhia.

Leia na íntegra!


MUNDOLOGÍSTICA: Vocês inauguraram recentemente um CD em Ibiporã. Por que a escolha dessa região para esse empreendimento?

ALESSANDRA NABARRO IKEDA SILVA: Temos, no norte do Paraná, cerca de 24 lojas que comercializam e entregam insumos aos nossos clientes. A região de Ibiporã apresenta uma localização estratégica para mantermos nosso centro de distribuição e garantir um nível de serviço adequado para o abastecimento dessas lojas.

De que maneira o CD em Ibiporã irá contribuir para a estratégia de distribuição da Belagrícola?

Teremos um centro de distribuição mais amplo e moderno, apoiando o aumento da capacidade de estocagem, otimizando processos operacionais, com ambiente mais confortável para as pessoas, prezando sempre pelo alto nível de segurança. Ampliamos cerca de 130% a capacidade de armazenagem, bem como estrutura de expedição. Nesse novo site, investimos em sistemas de segurança integrado e moderno, como câmeras inteligentes, além de ambientes adequados e voltados para trazer maior conforto e segurança para todo o nosso time, nossas pessoas. Estaremos em um novo patamar de distribuição para os nossos clientes com melhor atendimento, eficiência, agilidade.

A tecnologia é uma marca crescente nas operações logísticas do Brasil. Como a estrutura do novo CD está alinhada a essas tendências de transformação digital?

Estamos em processo de ampliação da nossa gestão de armazenagem com a implantação de um WMS completo. Atualmente, operamos com sistema de gestão com coletores de dados por código de barras em algumas movimentações e, em breve, toda essa unidade terá todas as operações cobertas pelo WMS e coletores de dados modernos, trazendo maior segurança, controle e agilidade para a operação. Também teremos implantado um roteirizador com tracking de nossos transportes. Lançamos recentemente um RPA que atua no lançamento automático no processo de recebimento de notas fiscais e seus respectivos lançamentos no ERP SAP. Esse é um marco para nós por ser a primeira robotização de trabalho repetitivo e que agora abre espaço para escalarmos, pois já temos a ferramenta e o aprendizado. Com essa nova estrutura, teremos condições de focar ainda mais nosso olhar para a transformação digital, trazendo maior segurança, agilidade e melhor nível de serviço a nossas filiais e clientes.

A agenda ESG também está em alta, principalmente quando se consideram os novos empreendimentos logísticos. O que o CD da Belagrícola traz nesse sentido?

Promover práticas sustentáveis e responsáveis é o nosso foco. No novo CD, temos medidas para reduzir o consumo de energia, redução de movimentação das mercadorias para embarque e desembarque, equipamentos de menor consumo de energia, transparência em todo o processo e ambiente com espaços adequados para trabalho e descanso. Em toda a Belagricola, promovemos práticas voltadas à saúde do colaborador, considerando o bem-estar físico, mental, social, financeiro e espiritual.

Quais são os próximos passos da companhia, em termos de operações logísticas?

Temos planos de expansão para os outros centros de distribuição da Belagricola, visando acompanhar o crescimento dos últimos anos e os planos de expansão futuros.

Exclusivo e Inteligente

Mantenha-se atualizado em Logística e Supply Chain

Saiba mais