Assinatura Premium Assinatura Premium

Alpargatas produz e distribui 1,5 mil pedidos diários com soluções de armazenagem da Mecalux

Publicado em 10/01/2024

Grupo equipou duas instalações logísticas de Alpargatas: uma dedicada às linhas de fabricação e outra à distribuição, com sistemas de armazenagem semiautomáticos e convencionais

Por Redação

Alpargatas produz e distribui 1,5 mil pedidos diários com soluções de armazenagem da Mecalux
A automação oferecida pelo “Pallet Shuttle” permite que a empresa abasteça as linhas de produção com agilidade (Foto: Divulgação)

O Grupo Mecalux equipou duas instalações logísticas da multinacional Alpargatas, proprietária da marca de sandálias “Havaianas”, com diferentes sistemas de armazenagem para enfrentar o aumento da produção e a crescente demanda do mercado. Os dois armazéns estão localizados nas cidades brasileiras de Campina Grande e Santa Rita (PB).

O armazém de Campina Grande consolida e armazena o estoque procedente das fábricas do Nordeste, em estantes convencionais com capacidade para 34 mil paletes. Segundo a empresa, esse é um dos maiores centros de distribuição da Alpargatas no Brasil, com 40 docas de carga e um amplo pátio de armazenagem para administrar a preparação e a distribuição de 1,5 mil pedidos por dia de artigos como as sandálias “Havaianas”. Os calçados são distribuídos no país e, em parte, no exterior.

A solução escolhida para a armazenagem e extração de paletes na fábrica que a Alpargatas possui em Santa Rita é o “Pallet Shuttle” semiautomático da Mecalux, sistema que permite armazenar mais de 1 mil paletes em menos de 300 m². De acordo com a companhia, a solução consiste em um carro com motor elétrico que transporta os paletes no interior das estantes com total autonomia. A automação oferecida pelo “Pallet Shuttle” permite que a empresa abasteça as linhas de produção com agilidade.

"O principal benefício que obtivemos com o sistema ‘Pallet Shuttle’ semiautomático da Mecalux é a redução considerável da superfície necessária para armazenar toda a mercadoria", afirmou Rodrigo Lakes, gerente de Logística do centro de distribuição de Alpargatas. "Estava claro para nós que precisávamos aumentar a capacidade de armazenamento, agilizar as expedições e expedir todos os produtos acabados", enfatizou.