LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Atlas investe em nova tecnologia para maior produtividade da frota

Publicado em 25/07/2012

Em busca do aprimoramento da qualidade de seus serviços e do aumento de produtividade da frota de veículos, a transportadora Atlas iniciou o Projeto Gerenciamento Logístico, em parceria com o fornecedor de software Logcenter. A iniciativa visa ao aperfeiçoamento das condições de gerenciamento logístico dos veículos responsáveis pelas operações de coleta, transferência, bem como entrega.  

O piloto será implantado em cinco filiais. Uma equipe multidisciplinar será formada para acompanhar a fase de testes. As estruturas serão equipadas com telões e CPUs para o devido acompanhamento das operações e para avaliar o desempenho da ferramenta, que possibilitará o monitoramento de todas as etapas do processo logístico por meio de um ambiente sistêmico amigável e parametrizado, segundo Claudio Tamanaga, gerente da Central Logística da Atlas. “O software disponibilizará um ambiente web centralizado e orientado aos usuários 24 horas por dia, sete dias por semana. Ele nos possibilitará o gerenciamento de todo o processo logístico e monitoramento dos níveis de serviços. Com isso, teremos controle total da operação, em tempo real”, explica. 

O sistema permite controlar todas as fases do processo logístico nas filiais e clientes em nível regional e estadual com geração de registro de tempos com alimentação automática dos indicadores de desempenho. Da mesma forma, torna possível controlar as etapas do transporte entre filais e clientes, além de acompanhar os ativos que estão disponíveis para carregamento. A Central Logística realizará o acompanhamento da frota por meio de um painel de controle. Desta forma, embasará as tomadas de decisão dos gestores de filiais, pelo fornecimento de informações atualizadas e direcionadas. “É um trabalho que nos conduzirá ao correto planejamento da atividade de transporte e, consequentemente, resultará em aumento de produtividade”, afirma Claudio.

Este ano, a Atlas está investindo cerca de R$ 32 milhões no negócio, sendo 12 milhões em renovação de frota na aquisição de 125 novos caminhões e 20 milhões na ampliação dos terminais, previstos para os centros de distribuição localizados em Salvador (BA), Manaus (AM), Espírito Santo (ES), Cuiabá (MT), Natal (RN), Maceió (AL) e Porto Velho (RO). Cerca de 20% das filiais receberão investimentos. A empresa visa aumentar a participação da divisão logística desenvolvendo projetos específicos, oferecendo soluções de Centros de Distribuição exclusivos, compartilhados ou mesmo assumindo as operações de armazenagem e controle de estoque nas instalações do próprio cliente