Multilog Multilog

Grupo Boticário inaugura CD de 30 mil m² em Cajamar

Publicado em 27/06/2024

Empreendimento marca lançamento do “Polo da Beleza de São Paulo”, que une desenvolvimento regional e geração de receita, bem como emprego e renda para famílias da região

Por Redação

Grupo Boticário inaugura CD de 30 mil m² em Cajamar
Esse é o primeiro CD da empresa a ter uma tecnologia de AutoStore para operação B2B (Foto: Divulgação)

O Grupo Boticário anunciou a inauguração de um centro de distribuição localizado em Cajamar, região metropolitana de São Paulo (SP). De acordo com a empresa, o empreendimento une tecnologia, inovação e sustentabilidade, com investimento de aproximadamente R$ 150 milhões.

Em comunicado, a companhia destacou que, além de potencializar a capacidade logística do grupo, o CD marca, também, o lançamento do “Polo da Beleza de São Paulo”, que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão localizados, “reforçando o propósito de criar oportunidades para a beleza transformar a vida das pessoas e o mundo ao nosso redor”.

Com cerca de 30 mil m², o CD de Cajamar atenderá pedidos de todo o Brasil para o marketplace “Beleza na Web” (BLZ) e pedidos de São Paulo para as marcas B2B do grupo, como Eudora, Vult, “Quem disse, Berenice?”, O.U.I., Dr. JONES, TRUSS Professional e Au.migos Pets, bem como para as licenciadas Australian Gold, Bio-oil, Pampers e Nuxe.

Segundo o vice-presidente de Operações do Grupo Boticário, Sergio Sampaio, Cajamar é um ponto estratégico para a logística da companhia. “A nova unidade irá contribuir para a diminuição do tempo de entrega dos produtos, a previsão é reduzir em até 50%, melhorando ainda mais o nível da qualidade do serviço de atendimento para nossos clientes”, disse.

Esse é o primeiro CD da empresa a ter uma tecnologia de AutoStore (para a operação B2B). Segundo o grupo, a solução robótica compacta de armazenamento e separação de peças que se adapta às demandas irá contribuir significativamente na capacidade de separação de produtos e armazenagem a partir do segundo semestre do ano.

Para o marketplace “Beleza na Web”, a previsão é que sejam atendidos mais de 12 mil pedidos, com separação de mais de 40 mil peças por dia e possibilidade de armazenar mais de 5 mil porta pallets — representando armazenamento de mais de 8 milhões de peças. Já na operação B2B, em sua capacidade máxima de automação com AutoStore, a separação prevista é de 500 mil peças por dia e armazenagem de mais de 10 mil posições porta pallets.

SUSTENTABILIDADE EM FOCO

O novo CD possui certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria Silver, uma das mais reconhecidas certificações em sustentabilidade de empreendimentos do mundo, que avalia práticas de construção verde e operações sustentáveis. As paredes e forros do CD foram construídas com 32 toneladas de resíduos recicláveis, sendo mais de 1,6 toneladas oriundas do programa de logística reversa do Grupo Boticário.

Além disso, as práticas sustentáveis do local incluem reutilizar caixas de papelão de outros CDs para armazenamento, o uso de capas bigbelt 100% reutilizáveis para substituir o stretch, resultando numa redução de 60 toneladas de plástico; papel kraft reciclado para o preenchimento das caixas do e-commerce (substituindo o plástico bolha), uma desfragmentadora de papelão, docas vazadas que garantem conforto térmico e climatização natural, e placas solares para a geração de energia.

GERAÇÃO DE EMPREGOS PARA MULHERES

Com a nova instalação, o Grupo Boticário passou a empregar diretamente mais de 400 pessoas na região, além de outras 250 pessoas empregadas de forma indireta. Além de potencializar o desenvolvimento local e trazer avanços para os compromissos da Agenda 2030 da empresa — que propõe contribuir ativamente para a redução da desigualdade social da população em geral —, foram oferecidas gratuitamente oportunidades de capacitação profissional entre 2023 e 2024.

As vagas foram intencionalmente ofertadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social e residentes no município de Cajamar, visando impulsionar a equidade de gênero no ambiente de operações logísticas, em parceria com o Senai e a Prefeitura de Cajamar. Foram mais de 50 mulheres concluintes no curso de auxiliar de logística, e parte delas foi contratada para trabalhar no CD.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, esse investimento impactará no desenvolvimento regional e na geração de renda e emprego. “Além disso, fortalecerá o empreendedorismo feminino, que é uma das nossas prioridades. Temos certeza que faremos muita coisa juntos.”

Para o prefeito de Cajamar, Danilo Joan, a inauguração do CD do Grupo Boticário é um marco importante para cidade. “Não só fortalece Cajamar como um polo logístico estratégico, mas também cria inúmeras oportunidades de emprego para os cidadãos cajamarenses.”

POLOS DA BELEZA: INVESTIMENTO DE R$ 1 BILHÃO

Os “Polos da Beleza” do Grupo Boticário estão localizados em dois estados brasileiros: Bahia (Camaçari e São Gonçalo dos Campos) e Paraná (São José dos Pinhais). Segundo a companhia, essa iniciativa contribui para o aumento da eficiência logística, produtividade, desenvolvimento sustentável e inovação — sendo, agora, ampliado com o lançamento do Polo da Beleza de São Paulo, composto por uma fábrica (São José do Rio Preto) e dois centros de distribuição (Cajamar e Registro).

Desde a inauguração do primeiro “Polo da Beleza” em 2021, na Bahia, o grupo investiu mais de R$ 1 bilhão para continuar potencializando a capacidade de criação e produção de produtos sustentáveis e da malha logística.

“Os polos têm grande relevância na estratégia de negócios do Grupo Boticário, pois reforçam o impacto positivo que a empresa promove em todo o seu ecossistema de beleza”, disse o vice-presidente de Operações do Grupo Boticário, Sergio Sampaio. “Isso potencializa nosso propósito: a beleza de crescer juntos, por meio da criação de oportunidades para transformar a vida das pessoas e, assim, transformar o mundo ao nosso redor”