O Grupo Koch, supermercadista catarinense, implantou um projeto de automação para a gestão de pátio da Tempo Certo para manter o abastecimento de toda a rede. Atualmente, a rede tem mais de 70 lojas e está presente em 36 cidades de Santa Catarina, com o foco de encerrar 2024 com 80 lojas.
O projeto iniciou no centro de distribuição da empresa em Tijucas, que tem mais de 50 mil m² e concentra toda a operação de hortifruti, frios e secos do grupo, com 80% do volume de pedidos passando pelo local.
Segundo o gerente-executivo de Supply Chain do Grupo Koch, Diogo Alexandre, a empresa recebe cerca de 160 veículos diários e faz a expedição de cerca de 170 caminhões. “Até então, todo o processo de agendamento das entregas/recebimentos dos produtos era feito por meio de planilhas, o que gerava gargalos, atrasos e falta de visibilidade quanto à agenda do pátio e produtividade das equipes”, disse.
Alexandre declarou que a companhia buscava uma solução tecnológica que superasse esses problemas, com a estrutura necessária para suportar o crescimento previsto pela empresa, além de ser fácil de utilizar. “A Tempo Certo se mostrou uma solução ideal, por já ter uma plataforma pronta e robusta equiparada a grandes players, agilizando a implementação e os resultados.”
A partir da plataforma, o Grupo Koch unificou a gestão de agendamentos em um único ambiente, eliminando a necessidade de confirmações de datas para entrega via e-mail ou WhatsApp. Agora, o fornecedor pode fazer a solicitação da agenda online e receber a confirmação automática.
“Com isso, temos mais controle e dimensionamento da demanda diária do pátio”, explicou o executivo. “Com a visibilidade da agenda de recebimentos, organizamos de forma estratégica e por setores a rotina de entregas,?com metas direcionáveis de volume por departamento, mantendo o balanceamento do abastecimento, sem perda de tempo, atrasos ou perda de mercadoria no estoque.”
INTEGRAÇÃO COM ERP E SEGURANÇA FINANCEIRA
A solução da Tempo Certo é integrada ao ERP do Koch, permitindo a conferência antecipada da nota fiscal a partir do agendamento da entrega. Assim, qualquer erro de documentação é corrigido antes mesmo do caminhão sair para a entrega, mitigando atrasos ou demora de descarga no pátio, além de reduzir devoluções.
Com a automação da gestão de pátio, não é mais necessária a identificação tradicional na hora de ingressar no centro de distribuição. O fornecedor recebe uma senha no momento da confirmação do agendamento da entrega, que deve ser apresentada para acesso ao pátio.
“Sabemos exatamente quem esperar e quando ele vai chegar, tendo uma visibilidade de todo o processo. Isso garante uma segurança em todas as etapas da gestão de pátio”, declarou o gerente-executivo de Supply Chain.