Multilog Multilog

Caucaia tem polo atacadista com Cidade do Atacado e reforça infraestrutura para CDs

Publicado em 05/11/2012

O município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, vem se destacando como um dos principais centros econômicos do Nordeste brasileiro. Os investimentos em grande escala do Governo, assim como os incentivos fiscais e a localização estratégica, colocaram a cidade no mapa de empresas nacionais e internacionais.

Recentemente a cidade teve inaugurada a Cidade do Atacado, um grande polo atacadista da América Latina e a região passou a oferecer também infraestrutura de alto padrão para aqueles que queiram instalar suas corporações ou seus Centros de Logística e Distribuição. Somente com as operações desse projeto, Caucaia espera obter uma arrecadação anual de R$ 1 bilhão.  

A Cidade do Atacado oferece uma estrutura que segue padrões internacionais. Já está com o primeiro galpão de aproximadamente 40.000 m² em funcionamento e pronto para receber até 28 empresas diferentes.  O empreendimento foi projetado para gerar uma melhor distribuição do espaço disponível e proporcionar uma eficiência de ocupação.  Além disso, o empreendimento ainda disponibiliza serviços como segurança, pátio para estacionamento de caminhões monitorado, restaurante, manutenção e limpeza, entre outros benefícios.

Inaugurada em setembro de 2012, a Cidade do Atacado, que foi construída para receber o comércio atacadista e indústrias de diversos setores, já tem contratos assinados e em negociação com empresas especializadas em logística – que realizam transporte, armazenagem e distribuição de cargas – e do setor eólico dos Estados Unidos e da China, além de outros estados brasileiros. "Estamos conversando com empresas como redes varejistas, supermercados, móveis, utensílios domésticos, distribuidores de auto-peças e material de construção. Todas com sede em São Paulo, Pernambuco e Bahia, e que querem trazer seus centros logísticos para Caucaia. As corporações internacionais, por sua vez, têm o interesse em usar nossa estrutura para armazenar os equipamentos usados na montagem de parques eólicos no Ceará”, explica Antônio Americano, gerente regional da Colliers, empresa contratada para comercialização dos espaços da Cidade do Atacado.

A instalação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), que atende navios que vêm da Ásia e outras localidades, a criação da Zona de Exportação (ZPE) e a proximidade com o Porto de Mucuripe e o Aeroporto Internacional de Fortaleza são pontos que validam o potencial econômico da região. Além disso, Caucaia está localizada em uma posição estratégica da região metropolitana de Fortaleza. A cidade fica às margens de duas rodovias federais, a BR 222 / 4º ANEL VIÁRIO de Fortaleza e a BR 020, com acesso rápido à BR 116 e outras estaduais, o que permite o fácil deslocamento de cargas para qualquer parte do País.  Tudo isso têm atraídos grandes corporações como refinarias, siderúrgicas, termoelétricas, além de diversas indústrias de outros segmentos.

Os grupos empresariais interessados na região contam ainda com os incentivos concedidos pelo Município de Caucaia, por meio da Lei Nº 2.030 (09/07/2009), que reduz em até 90% todos os impostos e tributos municipais, diminui o ISS de 5% para até 2% e oferece outros incentivos estaduais.