Multilog Multilog

Com apoio da Opentech, Friboi reduz geração de 15 toneladas de resíduos ao ano

Publicado em 05/01/2023

Melhoria foi possível a partir da troca de termógrafos descartáveis por QR Codes para monitoramento de temperatura dos caminhões refrigerados utilizados na distribuição de carne bovina

Por Christian Presa


Caminhão refrigerado da Friboi, do Grupo JBS (Foto: Divulgação)

Unindo a agenda ESG a critérios de produtividade, a Friboi, empresa do Grupo JSB para o segmento de carne bovina, adotou um novo sistema de monitoramento de temperatura via satélite dos caminhões refrigerados. O processo, que antes era realizado com termógrafos descartáveis, agora é feito por meio de QR Codes, o que ajuda a reduzir a geração de aproximadamente 15 toneladas de resíduos por ano.

Incorporada aos caminhões de grande porte da distribuidora, a tecnologia foi implementada em parceria com a Opentech, gerenciadora de riscos que oferece soluções de tecnologia para a cadeia logística. De acordo com o CEO da companhia, Rodrigo Oliveira, o projeto foi desenvolvido sob medida, de acordo com a necessidade da Friboi.

“É um projeto com uma forte pegada ESG e focado em prevenção de perdas por temperatura, agregando valor à operação do cliente na ponta”, explicou. “A partir da demanda da Friboi, a Opentech começou a buscar uma maneira de oferecer uma solução que fosse tecnológica, logisticamente eficiente e tivesse usabilidade para todos os clientes e fornecedores.”

Em termos gerais, a solução consiste na substituição do termógrafo, composto de papel, por um QR Code na nota fiscal. Assim, além de eliminar a necessidade de descartar o termógrafo após o uso, o QR Code possibilita acesso às informações de temperatura ao longo da viagem por meio de smartphone, tablet ou notebook. “Isso traz eficiência, confiabilidade e agilidade no controle de temperatura da carga”, ressaltou Oliveira, destacando que, além dos ganhos em ESG, o projeto reduz custos ao diminuir as perdas do cliente.


Simulação de monitoramento (Arte: Divulgação)

“Com o monitoramento, nossos transportadores e clientes podem acompanhar as informações de nossa cadeia logística. Isso traz ainda mais agilidade e modernidade ao processo, sem haver qualquer dano à segurança”, pontuou Gilmar Schumacher, diretor de Logística da Friboi.

De acordo com a distribuidora, a troca de termógrafos descartáveis pelos QR Code evita a emissão de 13,5 toneladas de plástico, 600 kg de papel e 1,5 tonelada de metal. Outros ganhos são redução nas emissões de 30 toneladas de CO2 ao ano e diminuição do uso de 1 milhão de litros de água.

ESG COMO PILAR NA OPENTECH

Segundo Rodrigo Oliveira, a agenda ESG é um dos focos da Opentech. “Nós criamos uma área de ESG na companhia para ter essas ramificações não só na área de produto, mas em todos os setores. O objetivo é ter, de fato, uma cultura de ESG que se reflita nos nossos projetos.”