A Sodexo anunciou a ampliação da frota de veículos urbanos de carga (VUC) refrigerados e 100% elétricos para minimizar os impactos ambientais e alcançar a meta de reduzir em 34% a emissão de gás carbônico até 2025. Com sete veículos em operação no Paraná e no Rio Grande do Sul, a companhia prevê redução de 46 toneladas de emissão de CO2 por ano.
A iniciativa começou em janeiro de 2023 com um VUC piloto atendendo 12% das unidades no Paraná. Em 2024, a frota deve atender 67% das unidades no Paraná e 33% no Rio Grande do Sul, dentro do raio de quilometragem possível. Os veículos possuem um sistema de refrigeração adaptado que atinge até -20ºC e transporta 3,5 toneladas de alimentos com controle de temperatura em tempo real.
Segundo a gerente de Logística, Marina Zanin, a expansão faz parte da estratégia ESG da empresa, que também promove diversidade ao priorizar a contratação de motoristas mulheres, refugiados e pessoas transgênero para operar os novos veículos.
“Esta iniciativa também reforça o pilar da diversidade, equidade e inclusão, já que para conduzir o primeiro VUC, selecionamos uma mulher para ser motorista e outra ajudante, agora, para os novos veículos, priorizaremos a contratação de motoristas mulheres, refugiados e/ou transgêneros, promovendo ainda mais diversidade neste mercado”, explicou.