Multilog Multilog

Conlog conquista certificação SASSMAQ, que garante o compromisso de redução de riscos de acidentes

Publicado em 16/01/2013

Certificado do Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança e Meio Ambiente avalia operadores logísticos que atendem indústria química 


Mais uma vez a Conlog comprovou a excelência nos serviços oferecidos ao mercado. Em dezembro do último ano, a empresa conquistou o certificado do Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança e Meio Ambiente – SASSMAQ. A certificação tem como objetivo a avaliação de operadores logísticos que atendem a indústria química. Visando assim reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. Passaram pela certificação a Matriz da Conlog e o Terminal Retroportuário de Itajaí.

De acordo com a coordenadora do SASSMAQ na Conlog, Cassiane Carlesso, as exigências mandatórias para conseguir a certificação foram alcançadas 100%. Conforme explica Cassiane, o processo iniciou primeiramente com a adaptação da Conlog às exigências do SASSMAQ. “Trabalhamos na internalização da cultura e rotina de atividades na Matriz e no Terminal, a fim de prepara-los para os novos processos e as auditorias que seriam realizadas”, comenta.

Para as auditorias externas, a Conlog contratou a empresa DNV – Det Norske Veritas Business Assurance Brazil, que avaliou a empresa conforme questões pertinentes ao transporte de produtos químicos, estabelecidas pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas – ABIQUIM. Segundo a coordenadora são esses requisitos que possibilitam a Conlog ofertar um transporte seguro e qualificado neste nicho de mercado.

Para a gerente de Planejamento Estratégico da Conlog, Ivonez Xavier de Almeida, essa conquista credencia a empresa para trabalhar com a Indústria Química, um dos maiores e mais organizados segmentos de mercado, onde somente quem atende os requisitos pode prestar esses serviços. “É sem dúvida uma grande conquista”, afirma.

A certificação tem validade de dois anos e, durante esse período, será seguido um cronograma de auditorias internas para a verificação da eficácia dos processos implantados. Após esse período a Conlog deverá passar novamente por auditoria externa para renovação e manutenção do certificado SASSMAQ.