Iniciativa da Childhood Brasil combate a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras
Empenhada em atender às necessidades das comunidades onde estão suas unidades, a Elog aderiu ao Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil, que tem como meta mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor em torno do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Com isso, a empresa passa a ser signatária do Pacto Empresarial Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, do qual já fazem parte as concessionárias de rodovias do Grupo EcoRodovias.
Um plano com diversas ações foi desenvolvido para 2015, entre elas a realização de um workshop in company, com a participação de colaboradores da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de todas as unidades da Elog. “Queremos potencializar as ações que já existem, como a conscientização dos motoristas no evento ‘Dia do Caminhoneiro’, que realizamos em 30 de junho”, conta a gerente de Sustentabilidade da Elog, Patricia Bueno.
As unidades de Cubatão (Plataforma Logística) e Foz do Iguaçu (Porto Seco) apresentam uma grande circulação de motoristas diária e, por esse motivo, foram escolhidas como foco de trabalho nesse início. “Conhecemos de perto o dia a dia desses profissionais, pois temos contato direto com mais de 2.000 caminhoneiros por dia, somente nessas duas unidades. Por isso, acreditamos que essa é uma oportunidade única para intensificar as ações de orientação para combater a exploração sexual nas estradas. Não é algo que acontece dentro das nossas unidades, mas temos ciência do problema e não fecharemos os olhos. Queremos exercer nosso papel, com uma atuação responsável”, completa Patricia.
A iniciativa ainda prevê a realização de diversas campanhas educativas e ações preventivas, que incluem palestras sobre o tema “Caminhoneiros Unidos Contra a Exploração Sexual Infantil”, estações de divulgação e distribuição do Guia Na Mão Certa, desenvolvido pela Organização Não Governamental (ONG), além de camisetas e folhetos. Todo material trabalha o assunto de maneira transversal, com o foco em temas de interesse do caminhoneiro, como saúde, segurança, distância da família, uso de drogas e álcool, entre outros. “Nosso objetivo é mostrar que crianças e adolescentes são seres em desenvolvimento, que precisam ser protegidos pelos adultos, e chegaram a essa situação por negligência e vulnerabilidade socioeconômica”, destaca a assessora de Mobilização de Recursos da Childhood Brasil, Vanessa Teramoto Higa.
A parceria faz parte do conjunto de ações de sustentabilidade, como o projeto Logística Solidária, em conjunto com a Associação Prato Cheio. A companhia recolhe alimentos que seriam desperdiçados e os distribui em 48 entidades carentes credenciadas, em sua maioria creches e asilos. O Prato Cheio beneficia, atualmente, cerca de 7.000 pessoas por mês. Outro exemplo é o Programa Atuação Responsável, conduzido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), da qual a Elog faz parte como empresa que armazena e transporta produtos químicos.