A JBS Terminals revelou projeção de movimentar 58 mil TEUs por mês no Porto de Itajaí, superando em mais de 30% a meta mínima contratual de 44 mil TEUs. Também estão programadas outras cinco rotas regulares de navios, operadas por empresas de longo curso e cabotagem, como MSC, Hapag-Lloyd, Sealead e Norcoast.
Nova operadora arrendatária, a JBS Terminals investiu US$ 30 milhões — aproximadamente R$ 170 milhões, em conversão direta — no porto para a retomada das operações. O marco inicial dessa retomada foi a chegada do navio Maersk Lamani, de Hong Kong, no início de outubro.
Itajaí é reconhecida como um dos principais polos logísticos do Brasil. A cidade foi destaque nas importações nacionais em 2023, liderando o ranking com um total de US$ 13 bilhões, correspondendo a 5,47% do volume total importado pelo país. O município também ostenta o maior PIB de Santa Catarina, ultrapassando a marca de R$ 47,7 bilhões, reforçando sua posição estratégica no cenário econômico e logístico nacional.
Além disso, a região Sul do Brasil, onde Itajaí está situada, continua a expandir seu potencial portuário. O Complexo Portuário do Itajaí-Açu, que inclui tanto o Porto de Itajaí quanto o Porto de Navegantes (Portonave), é o segundo maior em movimentação de contêineres do Brasil. Em 2022, o complexo movimentou cerca de 1,4 milhão de TEUs, o que representa aproximadamente 75% de toda a movimentação de contêineres em Santa Catarina.
O cenário de retomada em Itajaí sinaliza impactos econômicos positivos para a região, como a geração de novos empregos e a chegada de empresas para o entorno do porto, especialmente no setor de comércio exterior e transporte de mercadorias. Apenas nos primeiros nove meses de 2023, foram mais de 10,6 mil vagas.