No 1º semestre, foram realizadas 1.351 viagens para transporte de painéis solares, além de operações para atender empresas de geração e projetos de infraestrutura
Por Redação
Fazenda solar com equipamentos transportados pela Multilog (Foto: Divulgação)
De acordo com dados do “Global Market Outlook For Solar Power 2024 – 2028”, o Brasil foi o terceiro país que mais adicionou capacidade de energia solar no mundo, somando 15,4 GW — ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Para a Multilog, esse movimento representou um aumento de movimentações para transporte de painéis solares, sobretudo no Nordeste.
Apenas no primeiro semestre de 2024, a companhia realizou 1.351 viagens para transporte de painéis solares na região, com operações realizadas em diferentes portos, e que movimentaram R$ 26 milhões em receitas. Em comunicado, a Multilog explicou que os equipamentos são destinados a empreendimentos de grandes empresas de geração de energia e projetos de infraestrutura.
“Temos registrado, a cada ano, um aumento expressivo na movimentação logística voltada ao setor de energia fotovoltaica. A dimensão desta atividade demonstra a robustez das operações e a capacidade da Multilog em lidar com grandes volumes e as especificidades deste tipo de carga”, afirmou Murillo Mello, diretor regional da Multilog no Nordeste.
A atividade engloba desde o transporte, armazenagem e movimentação de carga, até a gestão da cadeia, com a desova de containers e os serviços de cross-docking. A operação inclui, também, a logística dos inversores utilizados para a conversão da energia gerada e dos componentes dos trackers, que maximizam a eficiência dos sistemas fotovoltaicos.
FAZENDA SOLAR
As operações envolvendo a importação e transporte de equipamentos de energia solar pela Multilog se iniciaram ainda em 2015, expandindo-se fortemente nos últimos quatro anos. Em 2023, a empresa realizou 2.886 viagens de longa distância exclusivamente para transporte de painéis solares, sem incluir trackers.
De acordo com a companhia, a expectativa é manter o volume dessa operação no segundo semestre deste ano.
“Temos um profundo conhecimento dos processos logísticos necessários para o transporte de equipamentos para geração fotovoltaica, garantindo conformidade e eficiência”, disse Murillo Mello. “Além disso, a infraestrutura moderna e a capacidade de oferecer soluções logísticas integradas desde a origem até o destino final destacam a Multilog Nordeste como uma parceira estratégica para os players do setor.”
Por meio de frota própria e parcerias, a Multilog realiza o transporte das cargas do porto ao terminal da Multilog e, posteriormente, até o cliente. “Utilizamos, também, as nossas instalações para a armazenagem, assegurando que os equipamentos sejam mantidos em condições ideais”, explicou o diretor regional da Multilog. Segundo ele, o investimento contínuo em infraestrutura e tecnologia tem permitido à empresa garantir a eficiência e a segurança na movimentação dessas cargas, além da qualidade do serviço prestado.