Segundo Ricardo Canteras, da Temp Log, simplificação de impostos e isenção para medicamentos podem tornar o país mais competitivo no mercado internacional
Por Redação
Reduzindo preço de medicamentos e vacinas, medida pode atrair atenções internacionais para o Brasil (Foto: Shutterstock)
Prevendo a simplificação de impostos e a isenção de medicamentos da cobrança, a regulamentação da Reforma Tributária pode tornar o Brasil um hub global de logística farmacêutica global. É o que diz o diretor Comercial da Temp Log, Ricardo Canteras.
Segundo o executivo, a medida, que abrange 383 medicamentos e vacinas como contra a dengue, tem o potencial de reduzir substancialmente os custos operacionais das empresas do setor. Isso tornaria os medicamentos brasileiros mais acessíveis e competitivos no mercado internacional.
“A simplificação tributária torna o ambiente de negócios mais transparente e eficiente, atraindo investimentos estrangeiros para o setor farmacêutico. Empresas internacionais podem ver o Brasil como um mercado estratégico para expandir suas operações, devido aos custos reduzidos e à maior previsibilidade tributária”, destacou Canteras.
Com a redução dos custos dos impostos, o executivo salientou que as empresas brasileiras podem se tornar mais visadas no mercado global, impulsionando a demanda por serviços logísticos para exportação e fortalecendo a imagem do Brasil no segmento.
“Novos investimentos podem resultar em melhorias na infraestrutura logística específica para o setor farmacêutico, como armazéns com câmaras frias para controle de temperatura e veículos refrigerados”, ressaltou Canteras. “Isso aumenta a eficiência e segurança no transporte de medicamentos sensíveis. É capaz que o país se posicione como um player relevante no comércio internacional.”
Além disso, o diretor Comercial pontuou que a. maior agilidade logística proporcionada pela Reforma Tributária pode movimentar o crescimento do e-commerce de medicamentos, melhorando também a distribuição direta ao consumidor final.