Multilog Multilog

Estradas do Futuro: MundoLogística lança campanha com foco na prevenção de acidentes em rodovias brasileiras

Publicado em 24/08/2023

Com iniciativas multissetoriais de educação e conteúdo, o programa visa difundir boas práticas e inovações capazes de melhorar as condições de trabalho de motoristas e a segurança nas estradas

Por Redação


Campanha tem patrocínio da nstech e apoio da Onisys, da ABOL e da Abralog (Foto: AdobeStock)

Enfrentar o desafio dos acidentes em estradas e rodovias do Brasil não é uma questão simples e, ao mesmo tempo, trata-se de uma demanda que pede urgência. De acordo com dados da CNT (Confederação Nacional de Trânsito), só em 2022, mais de 64 mil acidentes foram registrados no país — desses, 82,1% deixou vítimas, incluindo mortos e feridos.

Em termos gerais, o Brasil ocupa a preocupante posição de 3º país com o maior número de mortes no trânsito, conforme relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde). E, quando observamos as razões para esse trágico cenário, não é difícil perceber a necessidade de um programa de conscientização envolvendo os mais diversos elos da cadeia logística nacional.

Segundo um estudo da Polícia Federal, por exemplo, muitos dos acidentes estão relacionados com fatores de saúde, falhas humanas e condições de trabalho dos motoristas – incluindo a falta de sono, cansaço e a consequente dificuldade de se concentrar que, por sua vez, gera respostas lentas ao volante e são um dos principais motivadores de acidentes nas estradas.

Para contribuir com a transformação desse cenário, a MundoLogística está lançando oficialmente a campanha “Estradas do Futuro”, uma iniciativa que conta com patrocínio da nstech, apoio da Onisys, da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) e da Associação Brasileira de Logística (Abralog). Por meio da campanha, o intuito é unir os diferentes atores da cadeia logística nacional, difundindo conteúdos educacionais que tragam tanto visibilidade para a pauta da segurança no transporte rodoviário, quanto práticas e divulgação de soluções que possam colaborar com a capacitação e proteção de motoristas.

"Não podemos mais conviver e aceitar esse cenário aterrador nas nossas estradas. É por essa razão que nós, da MundoLogística, nos apropriamos ainda mais do nosso papel fundamental de transmitir conteúdo relevante e de qualidade para engajar a comunidade logística nacional, na busca pela mudança de um contexto que gera custos para empresas e para o Estado Brasileiro, afeta a competitividade da cadeia de negócios do país e, acima de tudo, põe a vida de motoristas em risco. É possível e urgente transformarmos esse panorama com esforços conjuntos", ressaltou Marco Guapo, editor-chefe e CEO da MundoLogística.

Nesse sentido, a Estradas do Futuro está centrada em seis pilares principais:

  • Reconhecer a importância do papel do motorista no transporte rodoviário de carga no Brasil;
  • Trazer dados sobre acidentes, mortes e condições de trabalho, identificando regiões e estradas mais críticas;
  • Estruturar eventos para conexão entre os elos da cadeia e a sociedade civil, facilitando projetos colaborativos;
  • Capacitar motoristas por meio de cursos via app e WhatsApp com conteúdo atualizado e quantificação de impacto (motoristas envolvidos);
  • Difundir boas práticas relativas às condições de trabalho dos caminhoneiros e à redução de acidentes;
  • Engajar empresas dos mais diversos setores na pauta da segurança nas estradas;
  • Monitorar os resultados das ações e divulgá-los para a sociedade.

Para tanto, além dos conteúdos divulgados nos canais da MundoLogística, dos patrocínios e apoios oficiais, buscamos a parceria de outros veículos de comunicação, associações (públicas e privadas), empresas logísticas e entidades técnicas, com o objetivo de engajar toda a sociedade brasileira em um processo de mudança cultural amplo e positivo para todos os entes da economia brasileira.

O CUSTO E OS IMPACTOS DA FALTA DE SEGURANÇA NAS ESTRADAS

R$ 12,9 bilhões. Esse foi o custo estimado dos acidentes apenas nas rodovias federais brasileiras no ano passado e que representou quase o dobro de todo o investimento público na malha federal, de acordo com Painel da CNT divulgado no último mês de fevereiro.

O índice representa uma expansão impressionante de mais de R$ 800 milhões no comparativo com 2021 e acende um alerta para as empresas logísticas: sem os devidos investimentos em tecnologia e treinamento dos motoristas, a própria competitividade das empresas — e, consequentemente, todo o fluxo mercadológico do país, com o aumento do chamado Custo Brasil — seguirá comprometida.

Mas não é só no aspecto econômico que a falta de segurança nas estradas gera efeitos adversos: diariamente, a vida de centenas de motoristas é colocada em risco, seja por fatores relacionados à má conduta no volante — que podem ser minimizados, atualmente, por meio de ferramentas de monitoramento em tempo real —, seja pela observância de regras de repouso, intervalo e jornada máxima diária previstas, que, aliás, são exigências previstas na Lei 13.103/2015 (Lei do Caminhoneiro).

Ainda sobre o impacto da falta de segurança nas estradas, é válido observar o aspecto crítico dos acidentes com caminhões. Em 2021, por exemplo, 47% das mortes em rodovias federais teve relação com acidentes envolvendo caminhões que, por sua vez, geraram mais de 2,5 mil mortes, segundo dados do Anuário Estatístico da Polícia Rodoviária Federal.

INVESTIMENTOS EM INOVAÇÃO PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Parte desse processo de transformação cultural em prol de estradas e rodovias com um menor índice de acidentes se relaciona com investimentos em inovação capazes de aumentar a segurança de veículos, incentivar mudanças comportamentais e até reduzir o custo com a manutenção de frotas.

Nessa vertente, é positivo notar que, globalmente, o direcionamento de recursos para tecnologias logísticas deve crescer a uma média anual de 17,5%, segundo dados da Strategic Market Research, ao passo que um estudo da ABOL (Associação Brasileira dos Operadores Logística) indicou que 88% das empresas brasileiras pretendem aumentar seus investimentos em soluções para a integração da cadeia logística.

Atenta a esse cenário, que ainda tem muito espaço para avançar no Brasil, um dos propósitos da MundoLogística com a campanha é também o de promover a conscientização para o uso da tecnologia como um meio para assegurar a proteção das vidas de motoristas. 

ESTRADAS DO FUTURO E A TRANSFORMAÇÃO DA CULTURA LOGÍSTICA BRASILEIRA

O conjunto de iniciativas do Estradas do Futuro tem um compromisso de transformação cultural que, certamente, não se pavimenta do dia para a noite e necessita de uma ampla participação dos múltiplos atores do universo logístico, sociedade civil e empresarial.

A partir de suas ações e desse engajamento, a campanha espera impactar positivamente mais de 2 milhões de pessoas, capacitar mais de 100 mil motoristas e gerar mais de 50 conteúdos exclusivos com cases e experiências das empresas apoiadoras, às quais, por sua vez, poderão extrair uma série de benefícios, como uma maior visibilidade para suas ações de segurança, ganho de autoridade técnica e selo de reconhecimento para divulgação frente ao mercado, clientes e fornecedores.

Além dos cursos para motoristas e conteúdos exclusivos, será realizado   anualmente um evento para reconhecer e premiar as empresas mais engajadas com a causa da segurança na malha logística do país.

Visite o site da campanha, participe e construa conosco o futuro logístico brasileiro.