Em um mercado altamente competitivo, empresas buscam continuamente maneiras de se tornarem mais ágeis e eficientes de forma sustentável e rentável. A atenção se dá, ainda, pelo avanço do segmento logístico, que tem conquistado cada vez mais espaço e relevância.
De acordo com a pesquisa divulgada pela MCC-ENET, empresa fonte de dados e inteligência sobre o e-commerce brasileiro, a logística no país está com projeções apontando para um crescimento de 50% até o fim de 2024. Não à toa, para atender as demandas do mercado, as implementações de soluções inteligentes automatizadas, alinhadas a estratégias que melhorem a operação, fazem a diferença.
Para alcançar esses objetivos, a automação intralogística, com o uso de sorters e esteiras inteligentes, tem se mostrado uma solução indispensável. A Pitney Bowes, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos, encomendas e pacotes, traz três estratégias que podem ser cruciais neste objetivo:
PROTEÇÃO DA RECEITA
Diante de um mercado onde margens de lucro podem ser comprometidas por pequenas discrepâncias, a pesagem e a cubagem automatizadas podem trazer mais precisão operacional. O uso de sorters automatizados garante que cada encomenda seja direcionada para o destino correto de forma rápida e precisa, reduzindo erros no processo de separação e evitando prejuízos com entregas incorretas ou atrasadas.
Isso assegura que o faturamento esteja certo, o frete cobrado corretamente e o uso de frotas seja otimizado, assegurando que os clientes recebam seus produtos dentro do prazo e conforme o esperado.
EFICIÊNCIA OPERACIONAL
Processos ágeis e precisos são essenciais para que a operação flua sem interrupções e com menor risco de erros. Para isso, ter automatização dos processos de classificação e pesagem permite que as empresas acelerem significativamente suas operações.
Equipamentos como esteiras automatizadas aumentam significativamente a eficiência ao movimentar grandes volumes de mercadorias com rapidez e fluidez. Ao integrar esses sistemas, sua operação consegue lidar com picos de demanda sem comprometer a qualidade do serviço, otimizando o uso de mão de obra e recursos.
REDUÇÃO DE CUSTOS
Através da implementação de tecnologias e automação de processos intralogísticos, que automatizam tarefas repetitivas e que são propensas a erros, as empresas conseguem reduzir consideravelmente suas despesas operacionais, eliminam etapas manuais e reduzem o tempo de operação. Por meio dessa otimização, ao utilizar sorters, esteiras e balanças automáticas, os recursos podem ser alocados de maneira mais eficiente, eliminando desperdícios e maximizando o retorno sobre o investimento.
Além disso, a redução do tempo gasto em processos manuais libera a equipe para se concentrar em atividades estratégicas, que agregam mais valor ao negócio.
Ainda, a manutenção preditiva desses equipamentos garante menos interrupções, aumentando a longevidade dos ativos e reduzindo despesas imprevistas.
Investir em tecnologias que suportem esses pilares pode ser o diferencial que garantirá competitividade e sustentabilidade da operação a longo prazo, capazes de enfrentar desafios e alcançar um crescimento contínuo. Com sorters e esteiras inteligentes, você não apenas melhora sua eficiência, mas também protege sua receita e reduz custos, garantindo uma operação logística robusta e preparada para o futuro.