Assinatura Assinatura

Evonik inaugura centro de distribuição em Guarulhos para atender América do Sul e Central

Publicado em 15/02/2023

Com área total superior a 50 mil m², estimativa da multinacional é aumentar a pontualidade na entrega, melhorando o time delivery de 91% em 2022 para 95% neste ano

Por Redação


Segunda a empresa, o número de docas foi triplicado, de 4 para 12 (Foto: Divulgação)

A Evonik inaugurou o novo Centro de Distribuição (CD), em Guarulhos (SP). O novo empreendimento está localizado em um complexo logístico de mais de 50 mil m² e conta atualmente com 15 mil posições paletes, podendo chegar a 23 mil. O centro de distribuição tem a gestão da Ebamag, do Grupo Toniato, especializado em soluções logísticas para os grandes players da área química.

Segunda a empresa, o número de docas foi triplicado, de 4 para 12, e o estoque verticalizado proporciona agilidade na separação e localização dos produtos. Com isso, a estimativa é aumentar a pontualidade na entrega, melhorando o time delivery de 91% em 2022, para 95% em 2023. O Centro de Distribuição armazena e distribui desde insumos para a área alimentícia e medicamentos até ingredientes para tintas ou produção de pneus, entre outros mercados.

A multinacional ressaltou que a agilidade para reportar e controlar o principal estoque da empresa na região também é reforçada por softwares de WMS e TMS. Com as soluções, a expectativa é elevar a produtividade e qualidade dos serviços de transporte, logística e armazenagem e garantir um sistema de gestão das entregas em tempo real para 100% das vendas.

“O novo cento de distribuição reafirma o comprometimento da Evonik em oferecer um atendimento logístico de excelência aos clientes da América Central e do Sul e pretende dar suporte ao crescimento dos negócios na região”, declarou Hendrik Schönfelder, CEO da Evonik para América Central e do Sul.

OLHAR SUSTENTÁVEL

Além do aspecto high-tech, a Evonik priorizou os conceitos de sustentabilidade para garantir uma operação responsável do ponto de vista ambiental. A empresa adotou empilhadeiras elétricas, evitando o uso de combustíveis fósseis; e para evitar o desperdício de energia instalou telhas translúcidas com pintura especial, que proporcionam grande economia de energia elétrica.

“O olhar sustentável está presente em todas as áreas da operação e incentivamos todas as práticas sustentáveis, como coleta seletivo de lixo, reciclagem de resíduos, reaproveitamento de água, etc. Já podemos adiantar que parte do transporte via caminhão será substituído por trens, uma opção mais favorável ao meio ambiente”, destacou Ricardo Toscano, head de Supply Chain da Evonik para a América Central e do Sul.