Multilog Multilog

Ferrovias ganham soluções da OnixSat

Publicado em 09/11/2012

A OnixTec, empresa da OnixSat para mercados diferenciados com projetos especiais, vem se envolvendo em projetos exclusivos, oferecendo tecnologias para sanar a necessidade de comunicação em áreas remotas, para o acompanhamento de atividades em campo, assim como a possibilidade de monitoramento e interação com equipes, ativos fixos e móveis das empresas. 

Duas dessas soluções em Projetos Especiais são o OnixRail Sense e o OnixRail Patrol, soluções desenvolvidas para atender às empresas que operam no transporte ferroviário. 

O OnixRail Patrol , se apresenta como uma mochila equipada com a antena de comunicação satelital, por meio deste produto, tem-se um equipamento que permite a automatização dos processos internos e, principalmente, auxilia na localização do Ronda na malha ferroviária. O Ronda é um funcionário de campo, que percorre trechos da malha ferroviária para identificar pontos onde há necessidade de manutenção. A possibilidade de manter a comunicação constante com este colaborador é um ponto muito relevante para, por exemplo, auxiliar na prevenção de acidentes nas operações do profissional, focando na preservação da vida do colaborador. 

Além disso, o OnixRail Patrol também permite ampla agilidade na troca de informações para envio de equipe de manutenção imediata da malha ferroviária e comunicação bilateral eficiente entre Central de Operações e o Ronda. A partir desta comunicação bilateral, pode-se informar aos operadores de trens sobre a existência de um Ronda em um determinado trecho. Este auxílio permite melhor controle sobre a velocidade da composição, que impacta diretamente no aproveitamento do consumo de combustível das máquinas. 

Quanto ao OnixRail Sense, trata-se de um equipamento que fornece comunicação para o controle do tráfego da malha ferroviária, o manejo de cruzamentos e paradas, a inspeção de temperaturas dos trilhos e a possibilidade do conhecimento da quantidade dos eixos de um trem. Segundo Flavio Rogerio Godoi de Araujo, Gerente de Projetos Especiais, esta tecnologia auxilia em um amplo controle logístico de transportes ferroviários. 

“Em regiões como o Centro-Oeste, por exemplo, conhecer a temperatura de um trilho, pode ser essencial para controlar a operação das máquinas na malha ferroviária, uma vez que este ponto influencia na velocidade, peso de carga permitido e a possibilidade de descarrilamento ou não dos trens. Outro ponto de destaque é a possibilidade da contagem de eixos de uma composição. Isto pode alertar sobre um possível vagão perdido em um trecho da ferrovia, auxiliando na prevenção de acidentes”.