CMA CGM, gigante francesa de logística e transporte, adquire 47,55% da Santos Brasil

Acordo contempla a aquisição das ações compradas pela Opportunity, que investiu na companhia em 1997; hoje, a Santos Brasil opera 17% de todos os contêineres no país

Publicado em 23/09/2024 — por Christian Presa
CMA CGM, gigante francesa de logística e transporte, adquire 47,55% da Santos Brasil
Tecon Santos, no Porto de Santos (Foto: Divulgação)

A CMA CGM, empresa francesa de logística e transporte marítimo, firmou acordo para comprar 47,55% da Santos Brasil por R$ 6,3 bilhões. A informação foi confirmada no último domingo (22) em fato relevante divulgado pela operadora de terminais portuários.

O acordo contempla a compra de cerca de 215 milhões de ações, além de quase 40 milhões de Global Depositary Receipts da Santos Brasil, que pertenciam à Opportunity, empresa que investiu na Santos Brasil em 1997 para otimizar a infraestrutura logística.

Atualmente, a Santos Brasil opera 17% de todos os contêineres do Brasil. A companhia se destacou pela administração de três grandes terminais de contêineres no país: Tecon Santos (SP), Tecon Imbituba (SC) e Tecon Vila do Conde (PA). No ano passado, a Santos Brasil teve lucro de R$ 504,3 milhões, conforme a CNN.

Em release enviado para a imprensa, a Santos Brasil declarou que “continuará a trabalhar para o desenvolvimento do Porto de Santos, bem como para o dos demais portos onde atua, acelerando os investimentos para atender à demanda crescente. A empresa se manterá sob a gestão da atual diretoria e os seus ativos continuarão a operar como terminais multiusuário, ampliando a qualidade e a gama de serviços e atendendo aos mais diversos clientes.” 

Segundo o Brazil Journal, a conclusão do acordo deve ocorrer até o fim deste ano. A reportagem destacou que a CMA CGM se comprometeu a lançar uma oferta pública de aquisição das ações remanescentes.

Fundada em 1996 a partir da fusão da Compagnie Maritime d'Affrètement com a Compagnie Générale Maritime, o grupo CMA CGM inclui empresas como CEVA Logistics, Mercosul Line e ANL (Australian Native Landscapes).