LogTalk LogTalk

Galpões logísticos: três tecnologias para aumentar a segurança e eficiência

Publicado em 25/01/2022

Soluções listadas estão se integrando ao setor logístico para manter o ritmo, segurança e reduzir custos no armazenamento e entregas


Foto: Divulgação

O crescimento e popularização do e-commerce estimulou também a expansão e profissionalização do setor logístico, decisivo no ciclo de entregas. De acordo com a consultoria CBRE, a taxa de vacância caiu 1,4% e a estimativa é que a absorção bruta tenha ultrapassado 5 milhões de m² em 2021. Cada vez mais tecnológicos, galpões logísticos de alto padrão investem em soluções para atender às demandas dos varejistas, que passaram a competir pelos valores de frete e tempo de entrega para conquistar novos clientes.

O serviço de entrega não consiste apenas no transporte de um ponto ao outro. Trata-se também de assegurar que as mercadorias certas cheguem ao destino certo sem quaisquer incidentes ou desvios. Com a exigência por mais segurança, redução de custos e eficiência, a tecnologia se tornou parte decisiva desse ciclo.

O gerente de soluções da Axis Communications, Sergio Fukushima, destaca que a tecnologia pode colaborar em duas frentes para o sucesso do setor logístico.

“O primeiro é para a segurança, protegendo os bens e realizando a gestão do tráfego de pessoas e veículos autorizados evitando invasões. Por outro ponto, a eficiência e a performance também são otimizadas através da verificação sobre os produtos entregues, mantendo o controle do armazenamento e documentando cada etapa com o respaldo das imagens detalhadas e nítidas mesmo quando não há iluminação.” – Sergio Fukushima, gerente de Soluções da Axis Communications.

Considerando esse cenário, Fukushima elencou as principais tendências tecnológicas para a eficiência operacional de galpões logísticos em 2022.

SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA O PERÍMETRO

O alto valor agregado dos objetos que circulam pelos centros logísticos exige que a segurança contra invasões seja vista com atenção. Para proteger funcionários, bens e a reputação da marca, a integração entre diferentes tecnologias é um diferencial inovador para uma operação proativa, que busca evitar problemas antes que aconteçam.

Para isso, a proteção perimetral não está mais baseada em uma solução, mas na combinação de câmeras de vídeo IP de alto desempenho e analíticos de vídeo que acrescentam uma camada de segurança adicional.

A fabricante Axis, por exemplo, oferece câmeras que capturam imagens nítidas e coloridas mesmo no escuro e analíticos que podem ser usados para listar pessoas, carros e outros objetos detectados nas imagens, bem como a aparência e movimentos suspeitos filtrados por um algoritmo que evita alarmes falsos, como a presença de pequenos animais.

“A tecnologia alerta para incidentes, invasões ou até mesmo sons, como o barulho de uma janela quebrando, por exemplo, que pode ser um indício até mais importante para alguns cenários. Com o investimento em tecnologia, permite direcionar as equipes de segurança para atividades de maior interesse crítico, enquanto os arredores ficam resguardados pela tecnologia.” – Sergio Fukushima, gerente de Soluções da Axis Communications.

RASTREAMENTO VISUAL DE MERCADORIAS

As compras online são um sucesso – assim como as reclamações online dos consumidores. Manter um serviço eficiente para assegurar a satisfação dos clientes pode receber uma ajuda extra das imagens em alta resolução. Com câmeras cada vez mais potentes e com alto nível de detalhamento mesmo em condições adversas de iluminação, é possível monitorar produtos, processos e até o uso de EPI pelos colaboradores.

Na prática, a recuperação das imagens permite confirmar o trajeto da mercadoria dentro do galpão logístico e identificar se realmente houve algum tipo de desacerto na operação que possa ter ocasionado danos. Deste modo, a empresa consegue respaldar os posicionamentos frente às dúvidas que possam surgir no dia a dia.

Além disso, os dados gerados pelas câmeras de vídeo IP possibilitam o aperfeiçoamento contínuo da operação para maior eficiência, agilidade e redução de custos de processo.

ALERTAS POR ÁUDIO EM TEMPO REAL

As imagens permitem que a equipe de segurança esteja onisciente sobre o que está acontecendo no galpão e nos arredores, mas as soluções de áudio IP conseguem tornar o agente onipresente. Essa tecnologia permite observar um colaborador sem os equipamentos de proteção obrigatório, a entrada de uma pessoa não autorizada em uma área restrita ou a aproximação de uma pessoa suspeita no perímetro e antes mesmo do envio de uma equipe ao local poder enviar um aviso pré-gravado ou em tempo real para alertar sobre a situação e, na maioria das vezes, solucionar o problema em segundos.

 

Artigo(s) publicado(s) na revista e relacionado(s)


 

Condomínios logísticos seguros
Três pilares para garantir um alto padrão de segurança em um condomínio logístico