LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Gastos com serviços na nuvem devem chegar a US$ 109 bi em 2012, diz Gartner

Publicado em 11/07/2012

Os gastos mundiais em serviços de cloud computing manterão uma trajetória de crescimento rápido nos próximos anos, conforme as empresas transferem seus recursos de TI para a nuvem, afirmou o Gartner. São esperados cerca de 109 bilhões de dólares em 2012 em investimentos em serviços públicos de nuvem, mais de 91 bilhões em comparação a 2011. Em 2016, os gastos de cloud computing devem alcançar 207 bilhões de dólares.

O crescimento projetado acontecerá conforme as empresas expandem os serviços que vão tornar disponíveis na nuvem, afirmou Ed Anderson, diretor de pesquisas do Gartner, em entrevista à CRN.

Atualmente, o outsourcing é o serviço de nuvem mais comum para as empresas, mas como as mesmas estão crescendo de forma mais familiarizadas com a nuvem, elas vão transferir outras partes de seus data centers para a cloud computing.

“Computação em nuvem é o ponto onde a tecnologia tem sido demonstrada como uma abordagem razoável para gerenciar alguns recursos de TI”, disse Anderson.

Os processos de outsourcing são os que mais acumulam gastos em serviços na nuvem.

Este segmento de mercado, nomeado pelo Gartner como “Process-as-a-Service” (Processo como serviço, na tradução literal) acumularão algo como 84 bilhões de dólares este ano, contra 72 bilhões de dólares em 2011, e as projeções mostram que este valor chegará a 145 bilhões de dólares em 2016.

Porém investimentos em SaaS, IaaS e PaaS – Software/ Infraestrutura e Plataforma como serviço – continuam com expectativas altas de crescimento, afirmou o diretor.

Gastos com SaaS têm sido alimentados pelas aplicações de negócios como o Microsoft Office, Google Apps e o CRM da Salesforce.com, afirmou Anderson. Investimentos em SaaS serão de 14 bilhões em 2012, 12 bilhões a mais do que no ano anterior, e as projeções apontam para um valor aproximado de 27 bilhões em 2016.

Mercado de IaaS conta com maiores projeções de crescimento

O crescimento mais rápido será no mercado de IaaS, afirmou o executivo do Gartner. “Se hoje estou rodando serviços no data center, eu simplesmete posso empacotar e disponibilizar na Amazon”, observou Anderson.

Investimentos em serviços de nuvem pública para IaaS alcançarão 6 bilhões este ano, mais de 4 bilhões em relação a 2011, e com projeção de chegar a 24 bilhões de dólares em 2016.

Anderson afirmou que os primeiros que chegaram ao IaaS – Rackspace, Terremark e Amazon – contam com maior parte deste mercado, mas tradicionalmente fabricantes como Microsoft, HP e IBM, assim como grandes companhias de outsourcing – como Cognizant e Wipro, estão ofertando serviços similares.

Embora os investimentos em PaaS não representem os maiores dentro dos principais segmentos, serão o responsável por envolver uma grande oferta dentro de ecossistemas para ajudar as companhias a alcançar provedores de nuvem através de plataformas distintas.

PaaS chegará a 1,2 bilhão de dólares em 2012, 900 milhões de dólares a mais que no ano anterior, e com projeções de alcançar 27 bilhões em 2016.

“Este é o menor pedaço de todos os gastos, mas é um direcionador de crescimento para os fabricantes que contam com as ofertas de IaaS e SaaS”, disse Anderson. “Então, este será um pedaço estratégico crítico.”

Gerenciamento e segurança na nuvem são os segmentos de menor valores quanto a investimentos, sendo um mercado de 3 bilhões de dólares neste ano (2 bilhões de dólares a mais que em 2011) e chegará à 8 bilhões de dólares em 2016.

O relatório do Gartner aponta que os gastos globais em TI alcançarão 3,6 trilhões de dólares em 2012, 3% mais que os 3,5 trilhões de dólares em 2011.