Assinatura Assinatura

Geotab analisa impacto da temperatura e velocidade no desempenho de veículos elétricos

Publicado em 10/02/2023

A partir de dados não identificados e agregados de 3 milhões de rotas e 550 mil horas de condução, empresa apontou que rendimento dos VEs dependerão do contexto da rota

Por Redação


A análise explora a temperatura externa e desempenho do veículo em diferentes velocidades (Foto: Divulgação)

A Geotab anunciou a nova análise sobre o desempenho de veículos elétricos. O levantamento interativo, apresentado pela primeira vez durante o Geotab Connect 2023, utilizou dados não identificados e agregados de 3 milhões de rotas de VEs e 550 mil horas de condução para entender melhor o impacto relativo da temperatura e da velocidade no desempenho das frotas.

Para essa finalidade, a análise permite que os usuários explorem dois fatores significativos: a temperatura externa e desempenho do veículo em diferentes velocidades, e compara o alcance de dois modelos (um sedan elétrico e um caminhão de carga leve), ambos ajustados para representar uma bateria de 65 kWh.

A partir da análise, a Geotab observou que a velocidade de condução influencia o impacto relativo da temperatura no desempenho. Em velocidades baixas, a temperatura pode ter um impacto relevante, e em velocidades mais altas, esse fator tem menos influência. O tamanho e a forma do veículo também interferem nas condições ideais para melhorar o desempenho do VE, com os maiores perdendo desempenho mais rapidamente com o aumento da velocidade.

Segundo a empresa, essas percepções revelam que a melhor estratégia para otimizar o rendimento de um veículo elétrico deve considerar o contexto da rota. Para viagens em rodovias, evitar o excesso de velocidade é a melhor estratégia para conservar o alcance, especialmente para veículos maiores. Em trechos mais lentos, há maior variabilidade no desempenho, portanto, mitigar o impacto da temperatura.

“A eletrificação é um componente importante na redução das emissões de carbono”, afirmou Charlotte Argue, gerente sênior de Eletrificação de Frotas da Geotab. “Para ajudar as empresas a se sentirem confiantes na integração de veículos elétricos em sua frota, a Geotab fornece dados que apoiam uma tomada de decisão mais consciente.”

"Baseada em dados de veículos elétricos em operação, esta análise pode ser usada como um recurso para ajudar a educar os usuários sobre os fatores que impactam o desempenho dos VEs e criar consciência das estratégias para otimizar sua implantação", completou a executiva.