Assinatura Assinatura

ID Logistics desenvolve solução com base no uso de drones

Publicado em 09/06/2023

A nova tecnologia permite que a contagem cíclica seja realizada rapidamente, além de trazer um alto retorno sobre o investimento devido à redução dos custos com mão de obra e equipamentos

Por Redação

ID Logistics desenvolve solução com base no uso de drones
A ferramenta escaneia os códigos de barras ou etiquetas RFID (Foto: Freepik)

A ID Logistics Brasil anunciou que desenvolveu uma solução com base no uso do drone, combinada a um software de imagem. A ferramenta escaneia os códigos de barras ou etiquetas RFID, que informa o WMS Infolog das unidades de cada referência verificando a ocorrência de desajustes. A solução está em funcionamento nas operações logísticas da Diageo, Ambev, Nivea e Arco.

Segundo a empresa, a nova tecnologia, manuseada por um operador por controle remoto, permitiu que a contagem cíclica e o inventário anual tivessem um aumento de produtividade pela capacidade do drone se deslocar de forma mais ágil e registrar facilmente a mercadoria disposta em locais mais altos. Outro resultado foi a redução da circulação de pessoas nos corredores de trabalho, possibilitando uma movimentação mais segura dos equipamentos.

“A ID Logistics buscou e implementou uma excelente tecnologia para uma atividade essencial na logística, essa ferramenta trouxe ganho de produtividade e maior confiabilidade na contagem de estoque, consideramos que esse tipo ação é o caminho para uma Logística Sustentável”, afirmou Leonardo Costa Alquimim, coordernador de Centros de Distribuição da Arcor.

De acordo com o gerente de Reengenharia da ID Logistics Brasil, a nova ferramenta é uma solução focada em excelência operacional. “Esse novo mecanismo otimiza o processo de inventário por meio de uma abordagem inovadora e segura, levando a um rastreamento mais eficiente e agregando mais valor à cadeia de suprimentos”, ressaltou.

Segundo a empresa, o inventariante se dirige ao corredor que será auditado, inicia o vôo do drone e começa a realizar a contagem das posições. O aparelho fica na frente da posição e o inventariante capta as imagens do palete e da posição onde ele está armazenado por meio de uma câmera de alta resolução instalada no dispositivo.