Identificação por RFID aumenta precisão de estoque de lojas de 60% para 98%, afirma executiva

Na avaliação da Manhattan Associates, precisão de estoque é condição fundamental para proporcionar experiência omnicanal sem atritos 

Publicado em 06/09/2024 — por Redação
Identificação por RFID aumenta precisão de estoque de lojas de 60% para 98%, afirma executiva
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

A omnicanalidade, como é chamada a integração entre lojas físicas e o comércio digital, já é prioridade para varejistas que buscam aumentar a satisfação de seus clientes e, consequentemente, suas vendas. E uma condição fundamental para oferecer uma experiência omnicanal sem atritos é a precisão de estoque de lojas. A afirmação é da Manhattan Associates. 

Segundo a diretora Sênior de Gerenciamento de Produto da companhia, Amy Tennent, é um desafio frequente para varejistas, porque o acompanhamento manual do estoque das lojas é dificultado pela prioridade do atendimento de clientes. “O resultado é que a precisão do estoque fica entre 60% e 70% em lojas físicas", disse. 

Neste contexto, Tennent afirmou que a tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (RFID) tem ajudado a resolver esse problema. "A Manhattan tem clientes que transformaram com sucesso suas operações de loja e a experiência do cliente usando RFID”, afirmou. 

“Desde a implementação em suas lojas, eles conseguiram realizar uma contagem completa de estoque semanalmente em cerca de 30-40 minutos, melhorando a precisão do estoque para mais de 98%. Isso contrasta fortemente com as contagens físicas mais tradicionais, que geralmente ocorrem anualmente", pontuou. 

POR QUE INVESTIR NA PRECISÃO DE ESTOQUE? 

Quase 42% dos pedidos online no ano passado envolveram lojas — seja como centros de distribuição ou para retirada e devolução – um aumento significativo em relação a apenas 27% em 2015, segundo o The Wall Street Journal. De acordo com o Unified Commerce Benchmark, realizado pela Manhattan Associates, no Brasil, 47% dos consumidores utilizam dispositivos móveis para procurar produtos enquanto estão na loja física. 

"Essa evolução é impulsionada em parte pela demanda dos consumidores por entregas rápidas e gratuitas, bem como por opções de fulfillment omnicanal, como o chamado BOPIS, sigla em inglês para Buy Online, Pick Up In Store (Compra Online, Retirada na Loja), retirada em drive-thru e envio a partir da loja", afirmou Tennent. 

Segundo a executiva, a tendência também é alimentada por varejistas que buscam utilizar suas redes extensas de lojas e o estoque disponível para maximizar a lucratividade de cada pedido. "Ter a flexibilidade de atender pedidos online de forma eficiente, tanto a partir de um centro de distribuição quanto de uma loja, oferece muitos benefícios para o varejista e para o consumidor, mas a baixa precisão do estoque nas lojas prejudica esse recurso”, explicou. 

O PAPEL DO RFID NO FULFILLMENT NA LOJA 

Na avaliação da companhia, é aqui que a Identificação por Rádio Frequência (RFID) pode desempenhar um papel importante. Essa tecnologia é uma maneira de melhorar drasticamente a precisão do estoque nas lojas, alcançando níveis de precisão de armazéns.  

Segundo a Manhattan Associates, ela pode rastrear automaticamente cada item desde a entrada até a saída, realizar contagens de estoque em uma fração do tempo, ajudar os colaboradores a localizar produtos difíceis de encontrar e fornecer às lojas a precisão de estoque necessária para atender pedidos online com confiança. 

"Ao atingir mais de 98% de precisão no estoque da loja, os varejistas podem expor mais estoque aos seus canais digitais com confiança, o que leva ao aumento das vendas e da satisfação do cliente. Isso além de evitar a falta de itens nos pedidos dos clientes e os subsequentes atrasos, custos adicionais de fulfillment e perda de vendas", complementou Tennent. 

Na loja, scanners portáteis de RFID podem ajudar os colaboradores a localizar produtos fora do lugar usando o recurso "Contador Geiger". O RFID também pode ser usado para garantir proativamente que a frente da loja mantenha sempre uma variedade completa de tamanhos e estilos. "Esse recurso pode auxiliar no aumento das vendas, pois os compradores nem sempre têm tempo para perguntar se há estoque adicional armazenado nos fundos", disse.