LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Sourcing estratégico e tecnologia: Qual o impacto dessa combinação na logística?

Tema está presente na agenda do Logística do Futuro, evento que será realizado pela MundoLogística nos dias 2 e 3 de outubro, em São Paulo

Publicado em 13/09/2024 — por Christian Presa
Sourcing estratégico e tecnologia: Qual o impacto dessa combinação na logística?
Imagem ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Talvez não seja um termo amplamente difundido, mas o sourcing estratégico tem ganhado espaço em logística e Supply Chain. Isso ocorre diante da demanda crescente de otimizar a aquisição de bens e serviços, garantindo operações logísticas sejam não apenas eficientes e econômicas, mas também alinhadas aos objetivos estratégicos das empresas — cada vez mais pressionadas por demandas externas.

Segundo estudo da KPMG, a gestão de cadeias de abastecimento foi fortemente impactada por desafios que vão desde o surgimento de novas tecnologias ao fortalecimento da agenda ESG.

Esse conceito vai além da simples busca por fornecedores com o menor custo. Trata-se de um processo contínuo para maximizar o valor total para a organização, atuando como um elemento-chave para melhorar a eficiência operacional e garantir a competitividade.

No caso da logística, essa prática envolve a seleção cuidadosa de fornecedores, negociação de contratos e gestão de relacionamentos de longo prazo, garantindo que todos os serviços estejam devidamente alinhados.

UM PASSO A PASSO

O primeiro passo para implementar essa estratégia é a análise de necessidades, em que a organização identifica os requisitos logísticos e define as especificações técnicas dos serviços desejados. A seguir, na fase de pesquisa de mercado, realiza-se um mapeamento dos potenciais fornecedores, além de avaliar tendências e inovações que possam trazer benefícios ao processo.

Com uma visão clara do mercado, a empresa avança para a solicitação de propostas (RFP), onde elabora um documento detalhado descrevendo suas expectativas. Esse documento é então enviado para fornecedores selecionados, que deverão atender às especificações estabelecidas.

Na avaliação das propostas, os critérios previamente definidos, como custo, qualidade e capacidade, são utilizados para a análise. Quando necessário, visitas e auditorias são realizadas nas instalações dos fornecedores para garantir conformidade.

A negociação e seleção do parceiro ideal seguem a análise, onde termos contratuais são discutidos para garantir o melhor valor total. Uma vez escolhido, o fornecedor é integrado às operações da empresa, iniciando a fase de implementação e gestão de relacionamentos, que visa garantir alinhamento contínuo e performance eficaz.

Para finalizar, deve haver monitoramento e avaliação de desempenho por meio de KPIs. A empresa deve realizar periódicas, ajustando e otimizando o relacionamento conforme necessário para manter o nível de excelência esperado.

O IMPACTO DA TECNOLOGIA

A utilização de ferramentas tecnológicas avançadas tem transformado o sourcing estratégico na logística, proporcionando mais agilidade, precisão e eficiência nas operações. De acordo com um estudo da Panorama Consulting, empresas que implementaram sistemas ERP conseguiram uma redução média de 20% nos custos operacionais, além de melhorias significativas na gestão de estoques e no tempo de resposta às demandas.

Outra tecnologia que ganha espaço em meio ao sourcing estratégico é o Digital Twin, que permite simulações em tempo real que podem auxiliar na identificação de gargalos operacionais e ajudam na otimização de processos. Em matéria de 2022 publicada pela Forbes, uma pesquisa do Gartner apontava que, já naquela época, metade das maiores empresas do mundo já utilizaram gêmeos digitais. A reportagem trouxe ainda o dado do Grand View Research, apontando que o mercado global de Digital Twins chegaria a mais de US$ 25 bilhões em receitas até 2025.

Mas é impossível falar sobre tecnologia em logística sem citar a Inteligência Artificial. E faz sentido: segundo a Accenture, empresas que implementaram IA em seus processos viram uma melhoria de até 40% na precisão das previsões de demanda e na redução de custos operacionais.

LOGÍSTICA DO FUTURO

Acompanhando as tendências do setor, esse tema está presente na agenda do Logística do Futuro, evento promovido pela MundoLogística que reunirá profissionais e especialistas do setor para discutir e explorar as tendências, inovações e melhores práticas que moldarão o futuro da logística. 

Com mais de 70 palestrantes abordando temas como omnicanalidade, otimização de malha e responsividade, o evento será realizado nos dias 2 e 3 de outubro no Transamérica Expo, em São Paulo. As inscrições podem ser realizadas no site oficial: https://logisticadofuturo.com.br/.